Momento maior da festividade católica em Rio de Contas, quando se celebra o padroeiro do município Corpus Christi, a comunidade se mobiliza nos preparativos para a mais encantadora homenagem, a festa do Santíssimo Sacramento, realizada todos os anos por iniciativa da Igreja Católica, com o apoio da Prefeitura Municipal, tem crescido a cada edição, impulsionada pelo turismo religioso, tornando-se uma das mais belas da Bahia. Rio de Contas esteve mais uma vez, irmanada no espírito de adoração, avivando a chama de fé que move cada devoto.

VEJA VÍDEO RESUMO DO EVENTO:

Adornos confeccionados com amor, enfeitam cada uma das janelas no circuito do cortejo sacro, luzes nos portais do casario colonial, tapetes por toda a extensão das celebrações, encantam a todos e demonstram o elevado grau de devoção das famílias riocontenses, que externam de público toda reverência à data, que simboliza o que há de mais puro no sentimento humano para com o Santíssimo Sacramento.

A cidade se prepara com muita expectativa, o poder público municipal coordena e patrocina cada detalhe da ornamentação que a cada ano se supera em criatividade, ampliando a participação popular. Atraídos pelo belíssimo espetáculo de fé, turistas de todas as partes da Bahia e do Brasil, se reúnem na sede de Rio de Contas, para prestigiarem e se emocionarem com os atos eucarísticos.

O lugar recebe também presenças de personalidades, autoridades como prefeitos dos municípios vizinhos, à exemplo de Ricardinho prefeito de Livramento de Nossa Senhora, Roberval Meira prefeito de Dom Basílio, Dr. Éder de Jussiape, além dos deputados José Rocha e Cláudio Cajado (Federal) e Marquinho Viana (Estadual), esse ano a festa contou também com a presença do Diretor do Departamento Patrimonial do IPHAN,  Hermano Fabrício Oliveira Guanaes, que teve a missão de avaliar o evento in loco, para possível inclusão como Patrimônio Imaterial do Brasil.

Festa de “Corpus Christi” é a celebração em que solenemente a Igreja comemora o Santíssimo Sacramento da Eucaristia; sendo o único dia do ano que o Santíssimo Sacramento sai em procissão às nossas ruas. Os fiéis agradecem e louvam a Deus pelo inestimável dom da Eucaristia, na qual o próprio Senhor se faz presente como alimento e remédio da alma. A Eucaristia é fonte e centro de toda a vida cristã, nela está contido todo o tesouro espiritual da Igreja, o próprio Cristo.

A missa solene, ponto mais alto das festividades, sempre presidida pelo reverendíssimo Bispo da Diocese sediada em Livramento de Nossa Senhora, coadjuvado pelo pároco local e convidados, contou com a participação de grande número de fiéis e turistas. O prefeito do município Dr. Cristiano Azevedo, Secretários, vereadores, servidores municipais e colaboradores, também abrilhantam o evento religioso. Também animam a missa, os corais da igreja, quando acontece a exposição e adoração ao Santíssimo Sacramento.

A Eucaristia é o memorial sempre novo e sempre vivo do sofrimento de Jesus por nós. Mesmo separando seu Corpo e seu Sangue, Jesus se conserva por inteiro em cada uma das espécies. É pela Eucaristia, especialmente pelo Pão, sinal do alimento que fortifica a alma, que tomamos parte na vida divina, nos unindo a Jesus e, por Ele, ao Pai, no amor do Espírito Santo. Essa antecipação da vida divina aqui na terra mostra-nos claramente a vida que receberemos no Céu, quando nos for apresentado, sem véus, o banquete da eternidade. “Aumentando a nossa devoção ao Corpo e Sangue de Jesus, como ele próprio estabeleceu, alcançaremos mais facilmente os frutos da Redenção”.