No último dia 18 de janeiro, a sociedade de Rio de Contas prestigiou a festa de reinauguração de uma das mais importantes instituições, o Club Rio Contense, que através dos esforços de personalidades e a intervenção decisiva da prefeitura municipal, recebeu uma das mais importantes reformas da história, devolvendo ao povo da cidade o imponente e tão significativo espaço que voltará a ser palco de memoráveis encontros sociais e festivos.

Na oportunidade, o Secretário Municipal de Administração Átila Ladeia, um dos maiores propulsores de todos os esforços empreendidos nas obras de recuperação do clube, bem como os demais oradores da noite, agradeceram pela sensibilidade e comprometimento do prefeito municipal Dr. Cristiano Azevedo, que tornou possível o retorno dessa instituição que orgulha veteranos e empolga as novas gerações.

A noite de gala marcou oficialmente a reinauguração. O salão nobre esteve repleto de autoridades, lideranças dos diversos segmentos da sociedade e convidados. Dois momentos distintos celebraram o reencontro de sócios, ex-diretores e ilustres personalidades. Inicialmente aconteceu a sessão solene, que celebrou o 117º aniversário de fundação do Club Rio Contense. A cerimônia foi marcada por muita emoção tendo em vista a grandeza da trajetória do clube. Na oportunidade, foram reverenciadas personalidades, cuja grandeza e mérito contribuíram significativamente em favor dos riocontenses.

VÍDEO RESUMO DO EVENTO:

A solenidade teve seu ponto culminante com a entrada dos casais, que ao som do Bolero 14 de Janeiro, de autoria do maestro Esaú Pinto, bailaram com glamour sob os olhares e aplausos dos presentes. As mulheres trajadas socialmente, com longos vestidos e acessórios que possibilitaram uma viagem ao passado glorioso. Os homens, por sua vez, exibiram alinhados ternos, numa alusão aos senhores da época da criação do clube. O ato remeteu aos momentos e fatos inesquecíveis que marcaram a história de muitos Bailes ocorridos no Club Rio Contense.

No segundo momento da noite, a formalidade que o primeiro exigia, deu espaço à descontração, com a apresentação de cantores que deram continuidade ao evento em um ritmo atual e animado, o que possibilitou a todos os presentes, a interação e participação ativa no recinto. A reinauguração do Club Rio Contense resgata valores importantes para os filhos da terra e demais moradores, inspirando a construção de um futuro com muitas outras conquistas e ao mesmo tempo possibilita momentos de alegria e descontração, atendendo assim aos anseios de todos.

HISTÓRIA

O Club Rio Contense foi resultado de um sonho idealizado pelo jovem médico Drº José Basílio Justiniano da Rocha, que contou com a ajuda de um grupo de 30 homens. A proposta era de uma associação que teria como lema a instrução e a caridade, a partir de uma biblioteca e uma seção de beneficência.

Muito aplaudido, o prefeito Dr. Cristiano Azevedo parabenizou aos responsáveis pelo trabalho realizado, lembrando que assim que lhe chegou a ideia, assumiu de pronto o compromisso de financiar a recuperação, pois, segundo o gestor, a sociedade merece preservar a sua história, “esse é também um dever do gestor público. Graças a Deus, temos realizado diversas obras, muitos benefícios para as comunidades em todas as áreas. No entanto, nosso povo necessita também do lazer, descontração, de forma ampla e de qualidade. Por isso, diante de toda a magnitude da história desse clube, nada mais justo do que incentivar a sua reestruturação para o bem da cultura, preservando a história”. Declarou o prefeito.