O mais sagrado período do ano, época do retorno dos filhos distantes, famílias em festa, casa cheia, abraços nos amigos e familiares, a reverência aos santos, rituais de agradecimentos e a fogueira da alegria! Tudo isso faz parte da vida do sertanejo, afinal, o mês de junho chegou para a alegria dos nordestinos, que se regozijam com tudo de melhor que a época proporciona. É tempo de festa na praça, alegria nos arraiás. Momentos inesquecíveis no forró de São João, Santo Antônio e São Pedro, a felicidade invade os corações em cada canto do sertão.

#TBT TV O ECO:

 

Como não amar todo simbolismo, tradição e encantamento que o clima junino representa na vida de cada nativo ou turista? Único período de clima ameno, oportunidade de se apresentar looks elegantes nas noites frias, onde a fogueira aquece a alma. Mês repleto de delícias para todos os paladares, além do tradicional forró, entoado por grandes atrações da música sertaneja, puxadores de fole de perto e de longe, que animam as festas públicas, botando todo mundo para curtir com muita animação.

Todo mundo tem uma lembrança marcante, daquele momento inesquecível vivido no período junino, daquela noite enamorada, do encontro casual, da farra com os amigos, que, provavelmente encorajados pelo quentão, decidem esquecer a vergonha e se jogar na quadrilha, chamando a moça para dançar. Histórias guardadas com carinho, como o amanhecer a beira da fogueira, depois de uma noitada agradável ao lado dos que amam.

Muita comida, muita bebida, muita festa e muita animação. Daqui pra frente, tá liberado abandonar qualquer dieta, afinal, com a chegada do inverno, é tanta roupa que ninguém vai perceber se você der uma engordadinha. No próximo sábado, o ponta pé inicial da festança juninas, os festejos de Santo Antônio celebram o padroeiro forte do município de Paramirim. A tradição ganha força com as festas antecipadas em Feira Nova em Caturama e na aconchegante Ibipitanga, que promete recorde de público em mais uma edição do São João, mantendo a tradição, na largada para a maratona de comemoração e arrasta-pé.

A equipe do O Eco, mais uma vez, estará presente nos principais Arraiás, se colocando no meio da folia junina, levando aos milhares de leitores/seguidores, tudo o que acontece durante as festas. A cobertura jornalística com dedicação e compromisso, busca valorizar a cultura, enaltecer o folclore e divulgar de forma ampla, toda tradição popular que resiste ao tempo e a modernidade, renovando a cada ano, os costumes de um povo que sabe o que é bom e conserva os rituais que agradam a maioria.  Quando o mês de junho se aproxima, o coração do sertanejo bate mais forte, a expectativa e alegria em suas vidas, com a certeza de reviver as tradicionais festas juninas. Muito se tem escrito em prosa e em verso sobre esse mês, em que se unem religião e folclore, em nenhum lugar do Brasil, os festejos são mais animados e atraentes do que entre os nordestinos.

Muitos se preparam, buscam programar a vida durante o ano, para que no mês de junho, possam estar de volta na festança, felicidade maior não há. Apesar da modernidade, os xotes universitários, as penetrações do estilo sertanejo, tão solicitado pela juventude, o forró é marca registrada, cada música tem a sua história, o seu motivo de existir. E nosso baião? Esse é quente, gostoso, excitante, atraindo multidões nas festas de São João.

Apesar do turbilhão de más notícias, crise política, financeira e governamental que abala as estruturas, a vida deve continuar. Com redução em quase todos os municípios, os arraiás irão acontecer com participação popular e muita alegria, é festa e cultura aflorando pra todo lado. Nossa peregrinação pela festança vai a Riacho de Santana, Igaporã e seu tradicional São Pedro, Arraiá da Praça do Feijão de Guanambi, no distrito de Ibitira em Rio do Antônio, presenciar a animação do São João de Tanhaçu, o couro comer em Jussiape, na sede de Rio de Contas e no Distrito de Marcolino Moura, a ordem é forrofiar.

A festa se estende e nossa equipe chega junto ao arraiá de Dom Basílio, passando por Livramento, adentramos o Vale do Paramirim, Tanque Novo tem forró, Érico Cardoso também tem, Feira Nova e Botuporã, além da Varzinha em Rio do Pires, Novo Horizonte, em Boquira tem transmissão da festança, Macaúbas promete desde a abertura oficial no dia 1º,  recebendo multidões nos dias finais, Oliveira dos Brejinhos tem forró da comunidade e para fechar em alto estilo, todos em Rio do Pires para o mais animado São Pedro da região.

Nossa reportagem já se organiza para a cobertura em toda a região. Uma verdadeira maratona na cobertura jornalística, transmissão, reportagens especiais e muito mais, registrando tudo o que vai rolar a partir do dia 1º de junho! É sempre uma satisfação apresentar de forma digna e realista, as coisas boas que acontecem no nosso sertão. Fazendo divulgar de forma online ou impressa, toda mobilização, dedicação dos organizadores, satisfação em forma de depoimento das pessoas, que brincam e se divertem de forma pacífica, expressões da cultura de um povo que resiste a tudo. Gratificante constatar que a nossa cultura permanece viva e se renovando. Que venha o mês de junho!  E viva a alegria do São João!