Enquanto uma série de fatores colaboram para que a tradição do desfile em homenagem à pátria seja deixada de lado por diversos municípios do Brasil, a cidade de Érico Cardoso, permanece firme na dedicação em realizar as comemorações do 7 de setembro. Através da Secretaria Municipal de Educação, o ato reúne milhares de pessoas, que, atraídas pela beleza e importância da homenagem, lotam as ruas e praça da Matriz.

Na atual administração de Dr. Érico, os incentivos continuam fortes, pois, enxergam no desfile, não somente oportunidade de festejar data tão importante para a história, como também, momento ímpar de confraternização e integração de todos os alunos da Rede Pública em torno de um ato cívico. Nesse ano de 2018, o desfile esteve mais uma vez brilhante, digno da grandeza, fazendo jus ao reconhecimento regional. Muita empolgação e impecável organização na comemoração do dia da Independência do Brasil.

A Secretaria Municipal de Educação realiza o evento também na comunidade de Barra e Rio da Caixa. A participação de um maior número de crianças e adolescentes em relação aos anos anteriores foi um atrativo a mais para o brilho da festa.

Assistir ao desfile já uma tradição nas famílias de Érico Cardoso, Paramirim e região. “Adoro assistir ao desfile, acho bonito ver as escolas e os jovens, a organização dos professores, diretores, enfim, de todos colaboradores. Gostei de ver todos compenetrados, participando ativamente”, manifestou uma das moradoras, ressaltando ainda que havia sido acompanhada pela família para prestigiar.

 O Secretário de Educação, professor Gilberto Ramos Azevedo, que é um dos principais organizadores do evento, fez uma avaliação positiva e enfatizou a importância da data. “É o momento de cultuar o civismo em todo o país, especialmente devido a situação que o Brasil enfrenta. Contar com um público tão significativo é importante, principalmente porque estamos vendo muitos pais trazendo os filhos e fazendo se renovar o patriotismo”, contou.

“É uma satisfação manter viva a tradição do desfile do Dia da Independência, um costume que já é referência, promovendo a educação da nossa cidade. A julgar pela empolgação dos preparativos, com todos animados para a apresentação, nosso alunado e pessoal de apoio da rede municipal está feliz por mais uma grande festa cívica que faz valer a pena ser realizada. Por isso, nos esforçamos para que a tradição continue com o mesmo brilho. Declarou Gilberto.