A reportagem do jornal O Eco foi acionada na tarde de ontem (11/06), para a culminância da 3ª Gincana Ecológica, brilhante iniciativa do professor Edivaldo Flores, que ao longo de três edições, provoca a sociedade local e até a região, para que se debrucem sobre esse tema cada vez mais atual, especialmente em Érico Cardoso, que é o principal manancial do Vale do Paramirim. O Sucesso da edição 2019 da Gincana Ecológica, serviu também como consolidação de um programa que estimule a preservação ambiental, a formação de cidadãos conscientes, que se mostram dispostos a luta em defesa do meio em que vivemos.

“Sinto-me muito feliz, não somente em participar, como também incentivar ações como esta no nosso governo. A mobilização de autoridades, personalidades e órgãos de proteção, através da gincana protagonizada pelos nossos alunos e professores dos colégios da sede e da área rural, nos dão a certeza de que estamos plantando uma sementinha nas consciências, para estimular uma cruzada pelo meio ambiente”. Disse o prefeito Dr. Érico Cardoso. O gestor lembrou ainda a importância de se atrair os olhares, reconhecendo que o município é o melhor lugar para que se inicie projetos nesse sentido.

 Já o professor Edivaldo Flores, ressaltou que “a iniciativa desse evento, estimula a preservação ambiental, conseguindo sensibilizar a comunidade para a importância de destinar corretamente os resíduos sólidos recicláveis, reduzindo o consumo de energia e exploração dos recursos naturais”. Edivaldo disse ainda que “a Gincana, com toda sua dinâmica, convidou a população a pensar sobre formas de diminuir a poluição do solo, da água e do ar. Trata-se de um pequeno gesto, mas com uma simbologia muito grande”. Resumiu o coordenador do evento.

Constatou-se que o projeto, por sinal muito bem elaborado, ultrapassou os limites do município, repercutindo forte na região. Atividades como essa evidenciam que o desrespeito ao meio ambiente não se cabe mais nos dias de hoje. Esses adolescentes estão dando um belo exemplo de que é possível estabelecer uma relação de equilíbrio e proteção ao meio ambiente. A sustentabilidade ambiental nessa região, passa obrigatoriamente pelo foco principal a promoção de um amplo debate sobre destinação de resíduos sólidos, sobre os aspectos ambientais.

A gincana mostrou-se como ótima oportunidade para sensibilizar e cativar através dos jovens estudantes, seus pais e toda a população, para a necessidade de destinar apropriadamente os resíduos sólidos recicláveis gerados na cidade, prolongando a vida em todos os aspectos da natureza, além de diminuir desperdícios, fortalecendo uma postura de respeito e harmonia entre o homem e o meio em que vivemos.

O evento esteve impecável, graças ao trabalho conjunto da comissão organizadora, composta pelo Departamento de Meio Ambiente, Secretaria de Assistência Social, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Educação, Departamento de Agricultura, Departamento de Turismo e representantes dos colégios do município. Viu-se que o objetivo foi alcançado com êxito, pois, todos oradores enalteceram as ações de integração que estimulam a reflexão sobre a coleta seletiva, com foco nos 03 Rs (reduzir, reutilizar e reciclar), sensibilizando de maneira prática e dinâmica, toda a comunidade do município de Érico Cardoso, sobre a importância da preservação ambiental, especialmente no que se refere aos cuidados na produção do lixo, proporcionando melhorias nas condições de destinação e tratamento, através da propagação de consequências causadas em seu descarte e diminuição da exploração dos recursos naturais no município de Erico Cardoso.

Finalmente, faz-se justo e necessário parabenizar os principais protagonistas do encontro, que, com apresentações de painéis temáticos, obras de arte, paródias, desfiles de trajes com elementos reciclados, deram brilho próprio à 3ª Gincana Ecológica, que contou com presenças de autoridades e convidados. Dentre os que participaram ativamente, estavam: o Prefeito Municipal Dr. Érico Cardoso de Azevedo, o Secretário Municipal de Educação Gilberto, o Vice-prefeito Tõezinho Porteirense, ativistas e ambientalistas como o cirurgião dentista Dr. Anderson, Bárbara Martins, além de Beatriz do IPAC e do Coordenador Edivaldo Flores e os representantes das entidades estudantis (Colégio Antônio Carlos Magalhães, Colégio Clériston Andrade, Colégio da Barra e Colégio de Rio da Caixa).