Nem mesmo o impasse que se formou em torno da proibição dos famosos paredões, conseguiu tirar o brilho e a empolgação dos foliões, que literalmente invadiram a aconchegante Rio de Contas nos dias de folia. Estima-se que desde o dia 01 até a madrugada de quarta-feira de cinzas (06), cerca de 30 mil pessoas estiveram presentes nos circuitos da festa, nos recantos turísticos, balneários, enfim, a multidão tomou as ruas e praças em busca de diversão e aconchego no melhor carnaval da história. Vale ressaltar que a folia teve início no dia 27/02, com a entrega da chave da cidade ao Rei Momo, ao som da Banda de Frevo Amigos de Rosalino.

A reportagem da TV O Eco/Jornal O Eco, acompanhou toda a movimentação, cobrindo o ritual frenético de uma programação diversificada e ampla, que contemplou desde a velha guarda até os pequeninos com atrações, cortejos, desfiles de blocos, lavagem do beco, lavagem do coreto, apresentações de fanfarras e filarmônicas, a envolvente mistura nas apresentações de blocos visitantes, desfiles espontâneos de grupos integrantes das centenas de repúblicas, que ao se reunirem, transbordavam energia positiva, muita descontração nos desfiles das fantasias, baile de máscaras, toda a magia no tradicional cortejo das baianas, concurso de mascarados, além de todo o furdunço que rolou  nas residências. Tudo era motivo para festa, extravasando a alegria.

Entrevistamos artistas, autoridades, organizadores, além de jovens e adultos dos diversos cantos da Bahia e de outras partes do Brasil, que orgulhosos, externaram a alegria em poder fazer parte dessa folia. O Prefeito Dr. Cristiano, a primeira dama Mariana, toda equipe organizadora, muito bem representada pelos Secretários Vanusa e Átila, não esconderam a satisfação em contemplarem o sucesso absoluto dessa que é a maior festa do município. “O carnaval de Rio de Contas ganha dimensões gigantescas a cada nova edição. Isso é muito animador para a nossa terra, pois, com a chegada dos milhares de turistas, visitantes dos diversos cantos, a economia se aquece em todos os aspectos. Essa Alegria é Ouro (tema do carnaval 2019), reflete muito bem esse fenômeno. ” Confessa Orgulhosa a Secretária Vanusa.

Ao contemplarmos as imagens aéreas, temos a real noção da grandiosidade do evento, da organização, criatividade, estrutura gigante e toda a logística empreendida para receber e acomodar tanta gente com segurança, promovendo uma diversão saudável. É indiscutível que na atualidade, Rio de Contas é disparadamente a maior festa de momo da região e uma das melhores de todo o interior baiano. A prefeitura, juntamente com o governo do estado através da BAHIATURSA, promoveu uma festa digna de aplausos, que contagiou a todos que se fizeram presentes. Atrações de renome nacional, Bandas de sucesso com os hits do momento, não deixaram nada a desejar no que diz respeito à animação da festa. Nada a dever para o carnaval de Salvador, com o privilégio de gozarmos de toda a tranquilidade da Chapada Diamantina.

Ainda sobre a organização e atrações, o prefeito Dr. Cristiano se preocupou em repetir o sucesso no mesmo formato do ano anterior com algumas inovações. Dois palcos em praças distintas, interligados pela vila gastronômica, expandindo a distribuição das famosas barraquinhas, banheiros químicos, postos de orientação e segurança, pessoal de apoio, organização no trânsito, triplicando locais para estacionamentos, enfim, muito esforço que fez jus a magnitude do carnaval 2019 em Rio de Contas. Quanto as atrações, tanto no palco tradicional, quanto no palco principal da folia, percebeu-se também a valorização da cultura, dos artistas locais e regionais, que dividiram os holofotes com nomes consagrados da música brasileira.

O colorido da ornamentação distribuída em todo o centro histórico, concorreu com o brilho das fantasias, todos os estilos de looks, especialmente destinados aos dias de folia. Muita gente bonita se misturava, se reunia, novas amizades, encontros e encantos rolaram em uma semana inesquecível na acolhedora Princesa da Chapada. Destituindo todo o preconceito, lançando por terra as críticas, toda a luta pela manutenção dessa tradição foi coroada com a repercussão positiva do sucesso alcançado. Todos os créditos ao prefeito Dr. Cristiano e sua equipe, que não se deixaram abalar pelas dificuldades, realizando uma magnífica festa que além de gerar renda para a população local, projeta o nome do município para o Brasil e para o mundo.

 

 

 

BREVE DISPONIBILIZAREMOS VÍDEOS RESUMO DA FOLIA