Prefeito e população indignados com o erro grosseiro que atribuiu caso positivo de COVID-19 à cidade.

A indignação é geral no município de Érico Cardoso, um dos poucos da região que se orgulha de não ter nenhum caso confirmado de contaminação pelo coronavírus. Uma reportagem exibida ontem (11) pela TV Bahia, no telejornal noturno, quando apresentado o gráfico atualizado, com o registro de novos casos de COVID-19, incluiu de forma errônea o município de Érico Cardoso na relação dos que foram atingidos pela doença. Indignado o prefeito Dr. Érico entrou em contato com a redação do Jornal O Eco, para esclarecer que a notícia não corresponde com a verdade, uma vez que, desde o último dia 10, em ofício n.º 09 endereçado à Sala de Situação NRSS de Vitória da Conquista, com cópia para a SESAB, comunica o equívoco constante no e-sus, que incluiu uma paciente positiva como sendo residente em Érico Cardoso, o que não é verdade.

“Sinto-me indignado com absurdos como estes, pois monitoramos a cada momento a real situação em nosso município, esforçando-nos no sentido da prevenção, repassando todos os dias, no mesmo horário o boletim epidemiológico, sempre aliviados pelos bons resultados obtidos até aqui e de repente somos surpreendidos com uma notícia em rede estadual, apresentando dados irreais, assustando a população e colocando em cheque o trabalho de toda nossa equipe de vigilância, que inclusive já havia  divulgado o boletim sem nenhum caso confirmado. Isso é irresponsável e muito prejudicial”. Desabafou o prefeito, que informou sua intenção de comunicar ao Governador e tomar as demais providências para que tal equívoco seja reparado.

“Somos humanos, estamos suscetíveis a erros, o que é normal. No entanto, após serem comunicados sobre o fato, não corrigirem o equívoco e ainda divulgarem para a imprensa dados inverídicos, isso é inaceitável. Espero que o mais breve possível isso possa ser corrigido, pois até suspensão de transporte e uma série de outras restrições Érico Cardoso passa a ser submetido, sem que haja nenhum caso confirmado até o momento em nosso município”. Anunciou o gestor, lembrando que Tanque Novo, há alguns dias atrás, passou pela mesma exposição indevida na mídia, quando ocorreu uma confusão parecida na divulgação equivocada de resultados em boletim estadual.

De acordo com a Secretária Municipal de Saúde Efigênia Fátima Cardoso, que confirmou o pedido de exclusão do nome do município de Érico Cardoso, “é preciso muita cautela e atenção na confecção destes informativos, bem como na origem de cada paciente, pois, além de colocar em pânico a população do município, cria um ambiente de desconfiança no laboratório e nos órgãos reguladores que monitoram os casos para divulgação. Sabemos que ninguém está imune ao contágio, que o vírus está se espalhando por todos os cantos do Brasil, mas, se não é verídica a informação da origem do paciente, não se pode aceitar que um lapso coloque em alvoroço todo um município”. Alertou Efigênia.