Vídeo em homenagem ao município, celebra o orgulho do seu povo e o amor pela terra.

Circula nas redes sociais e veículos de comunicação, um belíssimo vídeo em homenagem aos 60 anos do município de Ibipitanga, que em 06 de maio, comemora sua independência administrativa. Apesar de ainda não realizar eventos públicos em consequência da terrível pandemia que vitimou filhos da terra, o poder municipal e moradores celebram as vitórias alcançadas e o imenso orgulho de ser filho deste lugar. Com a emancipação, nasceu um município forte, de povo guerreiro, que constrói a história com muita luta e dedicação.

VEJA O VÍDEO:

Mesmo sem festa, a comunidade comemora a alegria da vida, a dádiva de poder seguir trilhando os caminhos do progresso. “Será mais um aniversário atípico aqui na cidade, mas, temos muito o que comemorar e quando tudo isso passar vamos festejar como a nossa querida gente merece! Desejo a todos os Ibipitanguenses, muita esperança nesse recomeço difícil para todos. Já estamos superando o pior momento, para dentro em breve, com muita saúde, juntos nos abraçarmos. Estamos felizes apesar de tudo, pois, temos realizado um trabalho pelo bem, para a continuidade do desenvolvimento do nosso povo”, Disse o Gestor Humberto Raimundo (Beto).

Localizada no sudoeste baiano, na Bacia do Paramirim, Ibipitanga, que em tupi significa “terra vermelha”, através da junção dos termos yby (“terra”) e pytang (“vermelho”), é hoje um dos municípios que mais se desenvolveu nas últimas décadas. Superação é a palavra que mais identifica seu povo e as gestões do atual prefeito Beto, que transformou a realidade na sede e em cada povoado rural. Investimentos nunca antes vistos, foram implantados, o que melhorou a qualidade de vida da população e alavancou a economia local.

O primeiro nome conhecido da cidade foi Santa Luzia do Barro Vermelho. O povoado integrava o município de Ibitiara. Em 1937, o povoado mudou o seu nome para Ibipitanga. Em 6 de maio de 1962, foi realizado um plebiscito para decidir sobre a emancipação. Aprovada a emancipação, o povoado se desmembrou oficialmente de Ibitiara. O município – incluindo sua sede – é banhado pelo Rio Paramirim, afluente do Rio São Francisco.

O Jornal O Eco, que ao longo de décadas tem a honra de fazer parte desta linda história, celebra com cada morador o aniversário desta terra de riquezas, narrando lutas e conquistas, que presenciou no município. Somos testemunhas de boa parte da história da cidade, tendo levado ao conhecimento da região, o cotidiano de suas comunidades, suas peculiaridades, seus hábitos e costumes, a cultura, os festejos e, acima de tudo, sua ascensão.

Falando à nossa reportagem, o prefeito Beto foi só orgulho ao enviar sua mensagem aos filhos do lugar e a todos que escolheram Ibipitanga para viver: “Desejo que cada munícipe seja um ponto de apoio na constante construção de uma terra cada vez melhor, que através de valores sólidos ajudem a preparar as crianças e jovens para este processo contínuo de transformação que o nosso município tanto precisa. É necessário semear ações e colher conquistas, buscando no presente o futuro para que as realizações da comunidade sejam sempre crescentes, demonstrando que somos nós quem fazemos o amanhã e que nossa perseverança é a luz que ilumina o caminho rumo a uma Ibipitanga mais justa e cidadã”.