Gestão Igualdade e Liberdade, atuou forte na reestruturação das vias rurais, devolvendo conforto na interligação entre a sede e as comunidades.

Ibipitanga foi um dos municípios mais atingidos com as fortes chuvas que caíram no final do ano passado e início deste ano. Todas as estradas vicinais foram praticamente destruídas pelas chuvas. Pontes, passagens molhadas e bueiros sofreram deterioração, barragens se romperam como foi o caso de Chico Trajano e Angical, existiram locais em que até o rio mudou de curso com as enchentes que prejudicaram a vida da população que vive na extensa área rural. Foram grandes os prejuízos, não somente com a lavoura, como na trafegabilidade, existindo inclusive diversas comunidades que perderam o acesso viário, com a destruição total de trechos das estradas.

Sempre preocupada em ofertar dignidade aos moradores das comunidades rurais, a prefeitura atuou forte, empreendendo esforços na recuperação das diversas estradas do município. Foi montada uma verdadeira força tarefa, com patrulha mecanizada e a participação de diversos profissionais e servidores, para que fossem reestabelecidos os acessos nos mais longínquos recantos do município. O prefeito Humberto Raimundo (Beto), acompanhou de perto todas as obras realizadas, determinando a reconstrução de pontes e estradas, numa empreitada que envolveu elevados recursos, para que tudo retornasse à normalidade.

Foram meses de trabalho ininterrupto, com a utilização de máquinas pesadas, caminhões pipa, caçambas, mão de obra e muito material na recuperação da malha viária no interior do município. Hoje a gestão comemora os resultados alcançados, com praticamente todas as estradas recuperadas, pontes construídas, passagens refeitas, barragens que se romperam restauradas, além de melhoramento em vias que ganharam encascalhamento e ampliação. Tudo isso resultou em mais conforto e segurança na trafegabilidade, escoamento da produção agrícola, acesso de estudantes aos centros de educação, remoção de enfermos para atendimento, bem como, a presença de servidores municipais nos diversos povoados, para a prestação de serviços cotidianos.

De acordo com Coordenador da Defesa Civil, atuante na Infraestrutura e Meio Ambiente, e um dos principais colaboradores da gestão municipal, Geny, “apesar de ter sido um esforço grande, que envolveu uma numerosa equipe, além de veículos, maquinários e investimentos financeiros de grande vulto, tudo era necessário e valeu a pena. Pois, a população das comunidades estava muito prejudicada e o governo da ‘Liberdade e Igualdade’ se mostrou presente e sensível ao sofrimento do homem do campo, não mediu esforços em atuar de maneira incisiva para reestabelecer a trafegabilidade entre todas as comunidades de Ibipitanga. Essa é uma marca da gestão, priorizar as necessidades mais urgentes da população, solucionando de forma convincente as demandas na sede e área rural”.