FOTO ILUSTRATIVA

Após um ano e dois meses de gestão, a equipe de pesquisadores da Plataforma 4 Comunicação, Marketing e Pesquisa, segue no trabalho de avaliação das administrações, concluindo mais quatro levantamentos estatísticos (pesquisas de opinião), que irão apontar os índices de desempenho dos prefeitos de quatro municípios da nossa região.

O Instituto Plataforma 4, monitora junto aos entrevistados, o nível de satisfação em diversas áreas de atuação dos governos municipais, tais como saúde, educação, infraestrutura, abastecimento de água, nível de conservação das estradas, quadro de pessoal, desempenho da equipe de secretários e demais colaboradores da gestão, capacidade de aquisição de novas obras e recursos para os municípios, enfim,  pontos que qualificam o nível de confiança do entrevistado para com as atuais gestões municipais.

No decorrer dos próximos dias, o leitor acompanhará os resultados detalhados da nova rodada de pesquisas, que além de informar a população regional, serve como termômetro para prefeitos, vereadores, secretários e equipes que compõem a gestão que se norteiem,  antenados com as aspirações da população. Existem situações delicadas, nas quais os gestores não conseguem ou não querem entender a realidade e seguem patinando, assumindo assim severos riscos, não somente fiscais, administrativos, como também políticos, afinal, quem julga é o povo.

É fato que os Chefes de Executivo assumiram mandatos em tempos de crise econômica e descrédito da classe política. Diante disso, o foco, nos primeiros meses de gestão para aqueles que de fato desejam cumprir com a missão de servir da forma adequada ao povo que lhes confiou o mandato, foi equacionar as contas públicas. Gastos foram expelidos – como a contenção de despesas, em alguns casos, infelizmente, aconteceram demissões, houveram redução de secretarias, eliminação de funções comissionadas e revisão de contratos. Aqueles que efetivamente demonstraram compromisso em ajustarem-se à nova realidade, estão sendo ao menos compreendidos pelos moradores que demonstram isso nas pesquisas. O período exigiu habilidade para efetuar mudanças, sem ceifar direitos e serviços, obras e até o lazer de qualidade, a tradição que contempla a população carente.

Nos questionários aplicados, além de indagar sobre a aprovação ou desaprovação ao governo municipal, o instituto Plataforma 4 Comunicação, averigua junto ao entrevistado, quanto à sua percepção no desempenho futuro de cada administrador. Ainda no decorrer do trabalho de campo (coleta de dados), o qual obedece a um sistema de amostragem que há décadas se mostra eficaz, tendo sido recomendado e aprovado pelo Conselho de Estatística, os entrevistados informam se o seu município melhorou, está na mesma ou piorou após pouco mais de um ano de gestão municipal.

“Essa é apenas a primeira rodada de pesquisas de avaliação de uma série que pretendemos realizar pontualmente no decorrer desse novo período administrativo nos municípios da  região”, adianta o empresário de comunicação, renomado jornalista Samuel Lima, que ao longo da sua história profissional, acumula décadas de experiência também na colheita de pesquisas, sendo hoje respeitado pela eficácia dos trabalhos realizados, pela excelência comprovada dos prognósticos anunciados em todos os tempos como pioneiro em pesquisa de opinião pública por estas bandas da Bahia.