Na ocasião da eleição da nova diretoria administrativa do Consórcio Público do Vale do Paramirim, o jornal O Eco, que acompanha os acontecimentos político/administrativos da região, ouviu diversos prefeitos que foram investidos nos seus respectivos cargos em 1º de janeiro e carregam hoje a responsabilidade de gerirem cidades em momentos de crise.

Era visível a preocupação nos semblantes dos representantes, escolhidos pela maioria dos eleitores, que apesar dos esforços empreendidos nesses primeiros dias, externaram imensas dificuldades enfrentadas, especialmente por se tratar de uma região totalmente encravada no polígono das secas, cujos municípios, em sua maioria, não possuem renda própria, por serem de pequeno porte, sobrevivem apenas dos recursos cada dia mais escassos de repasses constitucionais.

O Eco buscou saber detalhes sobre as primeiras ações desenvolvidas, situação encontrada em cada prefeitura e o que a população de cada município pode esperar dos prefeitos ao longo desse ano de 2017, indagando também sobre a perspectiva de cada um, quanto às propostas de governo para todo o mandato.

O jornal indagou também dos prefeitos, sobre a importância e as expectativas de cada membro, sobre os trabalhos do Consórcio do Vale do Paramirim.

Acompanhe a seguir algumas das entrevistas realizadas com os gestores dos municípios do Vale do Paramirim e adjacências:

 

BOQUIRA – PREFEITO LUCIANO DE OLIVEIRA E SILVA

Jornal O Eco – Como você enxerga esse consórcio e quais são as expectativas do município de Boquira nesse sentido?

Prefeito Luciano – Primeiramente gostaria de agradecer a oportunidade ofertada pelo Jornal O Eco, para que possamos expor nossas ideias e informar as nossas conquistas à população. O consórcio é uma iniciativa ímpar, que nos dará embasamento para a conquista de todas as obras necessárias à nossa região, tendo uma voz maior perante o Estado e órgão do governo federal, para buscarmos a continuidade dos projetos inativos, além de juntos traçarmos novas metas para nossa região. A questão de abastecimento de água, é uma situação crítica para a maioria, daí a discussão sobre a adutora do Zabumbão, por exemplo, é um dos maiores problemas enfrentado. Lutaremos através do consórcio na tentativa de dar continuidade ao projeto original, que inclui a construção de novas barragens e solucionar o dilema da falta d`água.

Jornal O Eco – Relativo à sua gestão, neste início de governo, tendo em vista a crise financeira nacional, como foi a sua experiência nesses primeiros dias e qual a sua expectativa?

Prefeito Luciano – Nós já tínhamos a consciência de que a situação do município não era favorável, mas quando assumi a prefeitura, percebi que a dimensão do problema era muito maior do que o esperado. O município enfrenta dificuldades na estrutura física, cujos maquinários foram sucateados, os colégios necessitam urgentemente de reformas e a saúde não tem eficácia. As pessoas que apostaram na minha gestão esperam uma pessoa que solucione ou ao menos amenize os problemas por elas enfrentados. Eu possuo maior experiência na administração privada, porém agora estou executando a administração pública, e faremos as mudanças necessárias. Boquira passará por momentos difíceis a princípio, até que tudo se estabilize, daí então passaremos a ter uma maior expectativa de melhoria de vida populacional.

Jornal O Eco – Qual a sua opinião em relação a organização da feira-livre de Boquira?

Prefeito Luciano – Nós estamos no início da gestão e precisamos realizar estudos para solucionar tais problemas, de forma a contemplar toda a população. Em nossa administração buscaremos melhorias à feira livre, para tanto tomaremos as medidas cabíveis.

Jornal O Eco – O que o povo de Boquira pode esperar de você ao longo deste ano?

Prefeito Luciano – É evidente que a população almeja a mudança o mais rápido possível, assim como eu. Porém devemos respeitar os trâmites legais, por isso, peço que o povo tenha a paciência necessária nesse sentido. Estamos trabalhando muito para o bem de todos. Eu tenho dito desde a campanha, agora é o momento de executar ações difíceis. Disse que infelizmente, as gestões anteriores tornaram o executivo de Boquira doente, na UTI, teremos que tomar mediadas enérgicas, será um remédio amargo no início, porém, necessário para a recuperação da nossa terra.

 

BOTUPORÃ – PREFEITO OTAVIANO JOAQUIM FILHO (TAVIM)

Jornal O Eco – Como foi a sua experiência em participar desde o primeiro mandato do consórcio, e quais as suas expectativas para esses novos tempos da associação?

Prefeito Otaviano (TAVIM) – A minha experiência com o consórcio foi muito boa e esperançosa. Sabemos que os municípios são de pequeno porte, porém, quando unidos tornam-se significativos. Portanto esta união de 14 municípios tem uma grande representatividade. Isto facilita os nossos compromissos e a conquista de verbas para a região.

Jornal O Eco – Após a sua reeleição em Botuporã, como você está encarando este segundo mandato?

Prefeito Otaviano (TAVIM) – Cada mandato acarreta novas experiências. Estamos lutando a cada dia na tentativa de ajustar e superar as crises enfrentadas. Estou aberto ao diálogo para a resolução de conflitos pelo bem do povo de Botuporã.

Jornal O Eco – A composição da câmara não foi favorável à sua gestão. Você acredita que irá enfrentar dificuldades ao indicar projetos para o benefício popular?

Prefeito Otaviano (TAVIM) – Eu prefiro acreditar que vai dar certo. Conheço o presidente, já trabalhei com ele muitas vezes e percebo que ele tem um grande potencial, que deve ser utilizado em prol da cidade, o que me fará vê-lo como um adversário político, mas, parceiro de trabalho. Desejo que os vereadores trabalhem em benefício do povo. A coisa pública deve ser fiscalizada e bem administrada, sendo a obrigação do prefeito atender as necessidades do município. Neste sentido, Botuporã está de portas abertas ao jornal O Eco, para que reportem os acontecimentos, elogiando as benfeitoras e também elaborando críticas construtivas que muito tem me auxiliado para desenvolver um bom mandato. Estou pronto para evoluir a cada dia.

Jornal O Eco – O que a população pode aguardar do seu segundo mandato?

Prefeito Otaviano (TAVIM) – Farei o possível na tentativa de desenvolver nosso município, focando em especial nas pessoas menos favorecidas. Temos diversos projetos, compromissos firmados com as comunidades e a sede, estaremos empenhados em galgar novas conquistas para a nossa gente. Não me cansarei em lutar a cada dia pelo bem da minha cidade.

 

CATURAMA – PREFEITO PAULO MENDONÇA

Jornal O Eco – Como você encontrou a prefeitura, e quais os seus planos de agora em diante?

Prefeito Dr. Paulo Mendonça – A pesar de ter sido eleito como sucessor, encontramos muitas dificuldades devido a situação do país, mas com muita força e muita fé vai dar tudo certo. Estamos apenas no início de uma jornada, que tem duração de quatro anos. Espero que nesse período, eu possa corresponder às expectativas do nosso povo e realizar um governo ético, transparente e acima de tudo, comprometido com a melhoria de vida das famílias que mais necessitam do poder público.

Jornal O Eco – Você acredita que a união através desse consórcio, poderá facilitar a vida dos prefeitos?

Prefeito Dr. Paulo Mendonça – Acredito piamente! As experiências Brasil afora, nos dão a convicção de que somente unidos em bloco, os pequenos municípios poderão aspirar novas conquistas, terão voz e vez junto às autoridades, autarquias e também maior poder de negociação em diversos aspectos. Tudo isso, graças à junção de interesses comuns. Uma coisa é você tentar liberação de um projeto via prefeitura e deputado, outra coisa é um grupo de prefeitos que representam cerca de 200 mil pessoas, juntamente com um grupo de deputados reivindicarem os benefícios para um município ou para a região.

Jornal O Eco – É público que cada prefeito hoje eleito e empossado, registrou um projeto de governo junto ao TSE, no seu caso, você acredita que conseguirá realizar tudo o que lá consta?

Prefeito Dr. Paulo Mendonça – Essa é a nossa expectativa. Foi registrado um protocolo de intenções, que desejo seguir, buscar meios, lutar todo o tempo do meu mandato, para realizar as obras e serviços que elencamos, afinal, são necessidades verídicas da população e esse é o nosso papel enquanto prefeito, empenhar-se para cumprir à risca nossas metas. Claro que não será do dia para a noite, esse talvez seja um dos mais delicados períodos já enfrentados pelos prefeitos que já administraram Caturama. Temos os projetos, as prioridades e iremos batalhar, apesar de todos os empecilhos, para contemplar nossa gente.

 

DOM BASÍLIO – PREFEITO ROBERVAL DE CÁSSIA MEIRA

Jornal O Eco – Qual a sua expectativa e como você enxerga esse consórcio do Vale do Paramirim e municípios adjacentes?

Prefeito Roberval – Primeiramente gostaria de cumprimentar a vocês da imprensa, profissionais competentes do Jornal O Eco, dizer que é muito bom revê-los aqui. A união dos prefeitos é simplesmente a formação associações ou consórcios, acredito que seja não somente concordar e se beneficiar com ações e informações recebidas pelo Governo, mas também mostrar nossas forças. O Vale do Paramirim precisa mostrar sua força e hoje nós sentimos que as outras associações, grupos e cooperativas estão se fortalecendo, nós precisamos fazer o mesmo. Esse encontro promovido aqui em Ibipitanga vai mostrar que a região tem sua importância junto aos órgãos governamentais na conquista de recursos para o nosso Vale que é tão sofrido, visto que não estamos sendo valorizados. Com essa união, na próxima reunião da UPB mostraremos a necessidade do Governo do Estado se atentar às nossas cidades. Para isso temos prefeitos de uma vasta experiência e empresários aqui presentes que muito contribuirão para o fortalecimento dessa cooperativa.

Jornal O Eco – Falando de Dom Basílio, como você encontrou o seu município, e qual a expectativa para esse ano difícil?

Prefeito Roberval – Eu não imaginava chegar no século que estamos vivendo com um município na situação em que eu me deparei. Nós não encontramos nenhum equipamento funcionando, a cidade tomada pelo lixo e proliferação de insetos, eu encontrei um verdadeiro caos. O que eu tenho pedido à população e a mesma tem atendido é a paciência para começarmos a organizar a cidade, e já estamos nesse propósito. Estamos recuperando a cidade, ruas que estavam todas esburacadas, fizemos a coleta e retiramos mais de 40 toneladas de lixo. Estamos procurando o Ministério Público para as devidas providências. Esperamos dentro de um período de 180 dias estabelecer uma organização, projeto que iniciamos desde o dia 2 de outubro.

Jornal O Eco – Diante desse período de dificuldades você acredita conseguir cumprir as propostas realizadas ao longo da campanha?

Prefeito Roberval – Nós perdemos um ano, pois no município de Dom Basílio eu não encontrei sequer um projeto, desse modo 2017 será um ano de realizações de projetos para que em 2018 possamos começar a coloca-los em prática. Como nós formamos uma equipe basicamente técnica, estou confiante no cumprimento das metas estabelecidas na proposta de governo.

 

ÉRICO CRDOSO – PREFEITO Dr. ÉRICO CARDOSO DE AZEVEDO

Jornal O Eco – Qual a sua expectativa com relação ao consórcio que representa a união de forças dos prefeitos aqui presentes?

Dr. Érico – Na minha opinião, houve um processo democrático e elegemos nosso presidente, e o mesmo deve defender a nossa região para com essa união nos tornarmos mais fortes. Temos grande expectativa, por exemplo, na resolução de questões como o transporte de água da Barragem do Zabumbão que tem sido alvo de muitas polêmicas. Esse consórcio, portanto, é uma grande ferramenta na resolução de tais conflitos.

Jornal O Eco –  Como você encontrou o município de Érico Cardoso? Você acredita conseguir concluir os projetos idealizados?

Dr. Érico – Estamos passando por grandes dificuldades, em especial na área financeira que devem ser superadas. O antigo gestor Dr. João Paulo fez muito pelo nosso município, e nós esperamos fazer muito mais, visto que estamos juntos pelo bem da nossa cidade. O antigo gestor entregou o município organizado, fato que facilita a administração.

Jornal O Eco – Você crer que concluirá seus projetos de governo?

Dr. Érico – Sim, iremos concluir. O nosso município é muito rico no que diz respeito à recursos hídricos, também a força do trabalho do nosso povo sempre foi determinante. Em verdade estamos enfrentando dificuldades, porém vamos procurar supera-las e fazer o nosso melhor, buscando cumprir as promessas feitas, investindo em áreas como a saúde, educação, saneamento básico, infraestrutura, enfim, o antigo gestor entregou o município organizado, fato que facilita a administração.

Jornal O Eco – Um grande problema que os prefeitos têm enfrentado e acredito que você também é a folha de pagamentos. Como você busca solucionar?

Dr. Érico – A folha de pagamento é um grande dilema, fez-se necessário alguns ajustes, estamos trabalhando com muita cautela e transparência para nos adequarmos a uma nova realidade. A coisa não é fácil, porém eu prezo pelo pagamento em dia, com a adequação e esclarecimento à população. Esta organização será feita através de um planejamento já em execução.

Jornal O Eco – O que o povo de Água Quente pode esperar do seu novo prefeito?

Dr. Érico – Pode esperar muita luta, dedicação e garra de toda a nossa equipe de governo. Esse é o papel do gestor, cumprir com as suas promessas, buscar meios para contemplar o povo que confiou na sua capacidade administrativa. Gostaria de ao finalizar, dizer que é um grande prazer para mim conceder entrevista ao Jornal O Eco, veículo de grande credibilidade na região, sendo um dos melhores no meu conceito. Vocês tem a confiança do povo da minha terra, divulgando há anos as obras realizadas, os acontecimentos, um jornal que já faz parte do cotidiano da gente, é um meio de comunicação da confiança de todos.

 

IBIPITANGA – PREFEITO EDILSON SANTOS SOUZA

Jornal O Eco – Como você encarou esta eleição para a presidência do consórcio e quais os planos para o futuro da associação?

Prefeito Edypan – Foi uma eleição tranquila, vocês acompanharam a forma democrática e transparente em que se deu a disputa. O candidato adversário é um prefeito amigo, vizinho de Ibipitanga, que já se comprometeu a colaborar no que for necessário para unidos lutarmos pelo bem da região. Tivemos a maioria dos votos, o que representa mais um desafio para mim, que terei a responsabilidade de gerir essa importante entidade pelos próximos dois anos. Vamos fazer o melhor para o consórcio.

Jornal O Eco – Com relação a sua administração, apesar das dificuldades de início de mandato, o que o povo de Ibipitanga pode esperar de você?

Prefeito Edypan – Com todas as dificuldades, vou procurar fazer o meu melhor. Ainda sou inexperiente mas quero fazer um bom governo contando com o apoio de todos. Foi com muita luta e vontade de vencer que conquistamos o direito legal de dar continuidade ao belíssimo trabalho do ex-prefeito Beto. Tenho desejo de governar não só para os eleitores que confiaram seus votos a nós, mas para todos os habitantes de nossa querida Ibipitanga. Todo o suor e lágrima derramados nesses dias de luta foram recompensados com a força de Deus e a vontade do Povo.
Esse início difícil, nos faz refletir, agir com serenidade e buscar os melhores caminhos para as nossas realizações. Temos consciência do tamanho das barreiras, obstáculos que iremos superar com união, humildade e determinação de toda equipe. Aos cidadãos, gostaríamos de reafirmar o compromisso de que honraremos com determinação e trabalho nossos projetos de governo, para que a cidade e o campo sigam crescendo e se desenvolvendo com responsabilidade.

 

LIVRAMENTO – PREFEITO RICARDO ASSUNÇÃO RIBEIRO (RICARDINHO)

Jornal O Eco – Como você analisa a primeira participação do município de Livramento de Nossa Senhora representado por você nesse consórcio?

Prefeito Ricardinho – Os prefeitos que fazem parte desse consórcio aprovaram a inclusão de Livramento, só necessitamos agora da aprovação da Câmara de Livramento. Tenho esperanças e grandes expectativas para esse consórcio, tendo em vista os avanços conquistados. Todos os participantes desta associação devem dar as mãos, caminhando juntos pelo bem dos municípios.

Jornal O Eco – Como você encontrou a prefeitura de Livramento e qual a sua expectativa para o primeiro mandato como prefeito de Livramento?

Prefeito Ricardinho – Encontrei dificuldades como todos, apesar dos esforços e belo trabalho do ex-prefeito Dr. Paulo, sempre existe uma enorme expectativa da população, principalmente na geração de emprego. Porém, devemos ter paciência, esclarecer abertamente as nossas limitações, para que tudo se realize da forma correta. Uma experiência gratificante para mim ser prefeito da terra, porém, as responsabilidades são imensas e exige muita dedicação e cuidado para acertarmos o máximo possível. O primeiro passo é a organização da cidade. Estamos no início do mandato e espero que façamos o melhor para o município. Tenho muita esperança em conseguir realizar projetos que irão alavancar o município, beneficiar a área rural e a sede, especialmente os menos favorecidos.

Jornal O Eco – Diante das crises financeiras que o país enfrenta, você acredita conseguir concluir todas as propostas de governo?

Prefeito Ricardinho – São propostas viáveis, estudadas com carinho e responsabilidade, lançamos para apreciação popular e agora, cabe a nós, um posicionamento firme e comprometido para executá-las. Faremos o possível para cumprir com tudo o que idealizamos, porém, as dificuldades financeiras são grandes barreiras. Se não for possível cumprir todas as promessas, ao menos as mais importantes que foram citadas durante a campanha, a exemplo das áreas de saúde e infraestrutura, além das ações de incentivos a fruticultura, agricultura familiar, enfim, muita coisa com certeza será realizada para corresponder com a confiança do povo que nos elegeu.

 

MACAÚBAS – PREFEITO AMÉLIO COSTA JÚNIOR (AMELINHO)

Jornal O Eco – Após a vitória, comemoração e posse, descreva a realidade encontrada no executivo municipal de Macaúbas.

Prefeito Amelinho – De todos os municípios que se encontram em estado crítico, acredito que Macaúbas figura hoje entre os piores. Não tenho nem palavras para descrever tamanho desmando, estado de abandono da coisa pública, absolutamente nada funcionava em 1º de janeiro, uma irresponsabilidade sem tamanho que certamente trará consequências aos responsáveis. Encontramos ruas, iluminação pública, hospitais, a frota do município totalmente sucateada. Não encontramos nenhuma máquina em condições de trabalho, ou seja, sei que iremos enfrentar dificuldades, porém temos a certeza de que vamos superar esse momento difícil e reconstruir o nosso município honrando a confiança que recebemos da nossa população.

Jornal O Eco – Nesse primeiro ano de gestão, com grandes dificuldades, você acredita ser possível iniciar as promessas de campanha?

Prefeito Amelinho – Esse é o nosso projeto, quando nos propomos a isso tínhamos consciência das nossas dificuldades. Acredito que 2017 será um desafio para todos os prefeitos, espero que no próximo ano possamos ter um município mais organizado, e vamos trabalhar embasados naqueles compromissos através de atitudes que já estão sendo tomadas, como por exemplo a equiparação de salários, visto que salários exorbitantes não são admissíveis em um município como Macaúbas. A redução de 20% na folha de pagamentos não significa a exoneração de pessoas, mas ajustes que são necessários para garantir uma boa administração. Temos a expectativa de que Macaúbas aumentará o coeficiente para 2.2 de acordo com a estimativa. Também devemos aguardar o apoio do Governo do Estado e do Governo Federal, pois dependemos muito disso. Esse consórcio tem grande importância no sentido de fortalecer a união e mostrar a existência dos municípios do Vale do Paramirim. A nossa bandeira é a do desenvolvimento da nossa região.

Jornal O Eco – Qual a mensagem que você deixa à população de Macaúbas, o que pode esperar desse início de mandato, tendo em vista as dificuldades a serem enfrentadas?

Prefeito Amelinho – Hoje a média de desemprego é enorme. O nosso maior dilema são os pedidos de empregos, e a contratação de funcionários além de ser ilegal obedece ao limite estipulado. O que espero do macaubense é a paciência e a esperança na certeza de um futuro melhor. Da nossa parte, reafirmamos o desejo de recuperar nossa terra, devolver o equilíbrio e consequentemente o progresso que é uma consequência do trabalho árduo de cada um de nós em prol do bem comum.

 

NOVO HORIZONTE – PREFEITO DJALMA ABREU

Jornal O Eco – como você analisa essa união de forças dos municípios para juntos buscarem AS soluções das demandas em comum?

Prefeito Djalma – Diante da dificuldade financeira que estamos enfrentando, o consórcio é de fundamental importância, através do agrupamento de municípios em objetivos comuns, conseguiremos facilitar o desempenho das gestões, carreando recursos, obras e benefícios.

Jornal O Eco – Falando sobre o município de Novo Horizonte, em que estado você o encontrou e como está caminhando a organização da cidade?

Prefeito Djalma – A realidade do município de Novo Horizonte é precária. Encontramos toda a frota de veículos e maquinários defasada, é gritante a falta de responsabilidade com a gestão. Estamos começando a nos organizar e tomando as medidas cabíveis. O principal foco neste momento são os serviços básicos como a saúde, onde todos os PSF´s  já voltaram a funcionar plenamente com as devidas equipes médicas, a limpeza  urbana, organização dos departamentos, enfim, estamos reestruturando toda a parte de gestão, para irmos colocando em prática nossos projetos.

Jornal O Eco – Você acredita que diante das dificuldades, conseguirá cumprir ao longo destes quatro anos os planos de governo idealizados?

Prefeito Djalma – Pretendemos realizar todos os nossos objetivos em Novo Horizonte, principalmente com a ajuda do FUNDEB, com o apoio dos representantes na Assembleia e Câmara Federal, esperamos contar com o apoio do governo do Estado e governo federal. Todavia este primeiro ano será de reconstrução do município. Tenho convicção da responsabilidade de minha missão e com a fé em Deus, cumpriremos nossa jornada em benefício do povo da nossa Novo Horizonte.

Jornal O Eco – Qual a sua mensagem ao povo de Novo Horizonte nesse início de governo?

Prefeito Djalma – Para o meu povo de Novo Horizonte eu peço paciência para aguardar um gestor realmente preocupado em reorganizar o município. Os que me conhecem sabem da nossa sinceridade e desejo de acertar. Vamos com fé e muito trabalho, unidos por um município melhor de se viver.

 

RIO DO PIRES – PREFEITO GILVÂNIO SANTOS (VÂNIO)

Jornal O Eco – Na condição de sindicalista, experiente no associativismo, quais as suas expectativas com o consórcio?

Prefeito Vânio – O consórcio tem grande importância para os municípios da nossa região, pois através do consórcio iremos pleitear vários benefícios. Deixei o meu pedido ao presidente eleito, para que em sua primeira participação agende uma audiência com o Governador para analisar as nossas demandas. Estou muito feliz por Edypan ter sido eleito, e me colocado como tesoureiro em sua chapa. Vamos unidos mostrar nossa força no Vale do Paramirim.

Jornal O Eco – Quais as suas palavras com relação ao início de seu governo e o que o povo de Rio do Pires pode esperar diante das dificuldades iniciais?

Prefeito Vânio – O início de mandato em qualquer município é sempre turbulento. Rio do Pires enfrenta um grande problema com a água, saúde, contratação de funcionários, mas não vou desanimar, o nosso povo sabe do nosso compromisso, da nossa história de lutas e tenho convicção que contaremos com a compreensão para superar esse início complicado. Quero que todos tenham a esperança de que aos poucos solucionaremos os nossos problemas.