A iniciativa, além de ministrar cursos de capacitação profissional, também instrui participantes sobre direitos assegurados e consciência de cidadania.

O município de Livramento de Nossa Senhora está recebendo o projeto itinerante “EMPODERAR PARA EMANCIPAR”, que após a seleção, através de órgãos da Assistência Social local, oferta treinamentos, orientações, serviços direcionados às mulheres e mulheres trans,  em situação de vulnerabilidade social, interessadas em qualificar-se profissionalmente, entendendo ser um caminho para a independência financeira e emancipação socio/econômica. Através de palestras ministradas por profissionais capacitadas, são repassadas informações importantes sobre leis e direitos assegurados, que colaboram para a emancipação da pessoa no ambiente coletivo.

Além de ofertar a promoção cursos e atividades de treinamento profissional, o evento busca difundir a consciência de igualdade de direitos e ampliar condições para que as mulheres conquistem autonomia, uma vez que são demandas urgentes em uma sociedade mais igualitária e desenvolvida econômica, social e culturalmente. Uma excelente oportunidade que está sendo oferecida também na qualificação profissional para as mulheres que, ao longo de suas trajetórias, não tiveram acesso a uma formação suficiente para garantir boas condições de vida.

Ofertando 2 cursos de capacitação profissional, depilação e produção de salgados, o Projeto Empoderar para Emancipar foi iniciado, na manhã desta terça-feira (25/04/2023), com o objetivo de qualificar mulheres e mulheres trans para uma nova atividade que possa promover sua independência financeira. Os cursos terão duração de quatro dias, com a participação de 60 usuárias dos CRAS Estocada e Taquari. O treinamento é realizado pela Casa das Mulheres Jequié, via SETRE, FUNTRAD e Agenda Bahia com o apoio da Prefeitura Municipal de Livramento de Nossa Senhora, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEDES). A abertura do evento contou com a presença da primeira dama Leila Ismara, da secretária de desenvolvimento social de Livramento Célia Castro, da coordenadora do projeto Lilian Matos, além dos servidores da SEDES e profissionais da Casa das Mulheres Jequié.