A prefeitura de Rio de Contas, juntamente com Secretaria Municipal de Educação, realizou nesta segunda-feira (11), a solenidade de reinauguração do Colégio C.I.R.C.E.A. Barão de Macaúbas, na sede do município. O evento contou com a presença do prefeito Dr. Cristiano Azevedo, da primeira dama Mariana, secretários municipais, autoridades civis e eclesiásticas, vereadores, ex-professores, ex-alunos, além de professores, servidores e alunos da rede municipal. O ato foi prestigiado por centenas de pessoas representando a comunidade.

Construído há 60 anos, inaugurado em 03 de março de 1959, o maior Colégio de Rio de Contas e região há época, representa um marco histórico para a educação. Por ter sido uma obra erguida pelo empenho do então deputado Aloísio de Castro, inicialmente a escola recebeu seu nome. Os anos iniciais de funcionamento da primeira escola de Rio de Contas, foram marcados por lutas em prol do ensino. Há relatos de que os professores  andavam o município a cavalo, na tarefa de convencer os pais a matricularem seus filhos.

Funcionando até o ano de 2007, o Colégio sempre foi motivo de orgulho para todos os moradores, que tiveram sua história de conquistas através da educação atrelada à instituição. Desde então, para a tristeza de todos,  o centro educacional vinha desativado. Conhecendo a difícil situação, sensível e comprometida com a melhoria e resgate da educação de qualidade, a atual gestão municipal, visando reativar tão importante edifício que guarda em sua belíssima arquitetura, parte importante da história da educação riocontense, em parceria com a Congregação Joseleitos de Cristo, recuperou totalmente o imóvel.

O investimento de vulto, feito com recursos do município, trouxe de volta todo o esplendor dos tempos áureos, restaurando toda a estrutura física, incluindo telhado, pinturas e demais obras necessárias nas 14 salas de aula, diretoria, secretaria, sala de professores, coordenação, biblioteca, teatro, refeitório, tendo inclusive sido mantida a antiga capela existente desde a fundação.  As obras de recuperação  foram iniciadas no final de 2018, tendo como principal responsável e incentivador o ex-aluno, hoje controlador geral do município Paulo Albuquerque, que comandou uma equipe competente, devolvendo a Rio de Contas, tão relevante estabelecimento de ensino.

De acordo com o prefeito Dr. Cristiano, “essa é mais uma ação que visa levar educação de qualidade para mais próximo das famílias que residem no município. Além de toda importância histórica e cultural, não tem preço a satisfação em recuperar e colocar em funcionamento um Colégio desse porte, que abrigará alunos do ensino fundamental do 1º ao 9º ano.” Declarou emocionado o prefeito.  O gestor disse ainda que “é nosso objetivo  levar para as crianças ensino cada vez melhor. Queremos a universalização da educação e por isso temos priorizado a valorização desde a pré-escola ao último ano do ensino médio. Esse espaço recuperado, com todo conforto e dignidade,  impacta diretamente na qualidade da educação, proporcionando condições para que permaneçam confortáveis no ambiente escolar, evitando as desistências”, disse Dr. Cristiano.

A atual Secretária Municipal de Educação, Professora Rita de Cássia Cruz Ramos, que teve o privilégio de lecionar nessa instituição, disse a nossa reportagem que, “é uma satisfação imensurável ter colaborado para esse momento de glória. A reinauguração do Colégio  C.I.R.C.E.A. Barão de Macaúbas, representa a afirmação do resgate cultural, aliado ao compromisso de avanços na educação.” Rita aproveitou para parabenizar o prefeito Dr. Cristiano e toda equipe, bem como os representantes da Congregação e em especial a professora Marusa, que dedicou esforços nessa empreitada do bem, que culminou com o grande sucesso que é a reabertura do Colégio.

 “Só é possível evoluir através da educação. Graças a Deus nos organizamos e, além da estrutura física de várias escolas na cidade e pelo interior, temos investido em nossos profissionais para ofertar mais qualidade no ensino aos nossos alunos dentro das salas de aula. Trabalhamos com planejamento, organização e respeito com o dinheiro público. Estamos alcançando ótimos resultados. Mesmo com a escassez de recursos, conseguimos grandes obras. Isso é saber fazer gestão com responsabilidade e a educação é prioridade em nossa gestão”, finalizou Dr. Cristiano.

Presentes na solenidade de reinauguração: O Padre Enésio Severino, Representante dos ex-alunos Srª Janaína Martins, o ex-funcionário Olavo, os vereadores Madalena Mafra, Gil de Iu e Marinaldo. Representando os ex-professores Evelina Trindade Lima, além do pastor Edson Reis.