Todos já falamos ou ouvimos a frase: “No Brasil tudo começa depois do Carnaval”. Pura verdade, tanto que as empresas fogem do período pré-carnaval para lançar qualquer produto; em janeiro é um grande tiro no pé, pois as pessoas saem de férias e não vão comprar a novidade. Deixam prá depois do carnaval!

Sem dúvida, a alegria do Carnaval foi grande, com enredos espetaculares como: “A revanche do povo na avenida, a luta vem da força e a força da união contra os corruptos”, enfim, os blocos, concentrações, muito axé e encantos ficam na saudade, na memória, recordações que levaremos pelo ano que agora se inicia de verdade. Salvador, cidade da Bahia, caldeirão de raças, cultura, fé e alegria, agora é só despedidas. Assim foi programado e na quarta-feira de cinzas tudo se transforma, a rotina insiste em voltar. Definitivamente, as cidades do sertão, grandes metrópoles de todas as gentes, acorda de sonhos de uma folia que passou.

A ebulição, energia contagiante que fez desse um dos melhores carnavais, levou para ruas, palcos e avenidas, nossas diferentes personalidades com toda sua força, por um ano inteiro contida, numa viagem através do tempo, relembrando os ‘Zés’ que fizeram história e que viraram até ditados populares brasileiros.

Mas, agora o Carnaval – que para alguns parece defeito e, para outros, encanto – acabou. “Ved de quán poco valor Son las cosas tras que andamos Y corremos…”, dizia Jorge Manrique, no século XV. O antropólogo Roberto Da Matta é autor de interessante análise sobre esse evento brasileiro, “Carnavais, Malandros e Heróis”.

Gostamos da ilusão, mas antes de nos prepararmos para o próximo, precisamos nos lembrar que com o fim deste carnaval acabou-se o que era doce, acabou-se a ilusão outra vez. Não se trata de moldar o futuro, nem de fantasiar amanhãs que cantam. Chegou a hora de deixar de sonhar e a acabar com as inseguranças da crise, do desemprego, da violência crescente, e da distância entre o sistema político e sociedade.

A atmosfera política decaiu de tal maneira que bloqueou as saídas. O Carnaval deu um fôlego, mas agora acabou. É necessária uma implosão para abrir horizontes nesse início do ano novo, ano em que iremos ás urnas decidir nosso futuro.

Enfim, de volta à vida real, Infelizmente, as nossas contas e compromissos não esperam o carnaval acabar para chegar, principalmente no inicio do ano onde incide a cobrança de diversos impostos, sem contar a renovação de seguro e material escolar para quem tem filhos em idade escolar.

E para quem deixou o ano começar somente agora depois do carnaval, é preciso correr atrás do tempo perdido, seja para conseguir um emprego, seja para estudar para concurso público, vestibular, enem, etc, etc.

Afinal, a concorrência “não dorme no ponto” e é aquela velha história, enquanto alguns fazem festa e pensam no hoje como se não existisse amanhã, muito estão estudando, trabalhando e se preparando para as oportunidades que iram surgir a curto prazo.

Sendo assim, “FELIZ ANO NOVO!”