Uma instituição financeira, que apesar de  pertencer ao Governo Federal, devendo, portanto, ser exemplo em excelência no atendimento e respeito ao cidadão, o Banco do Brasil, que, diga-se de passagem, nas agências da nossa região, oferece os piores serviços, adota mais uma medida desastrosa. Visando apenas se defender dos constantes ataques aos seus caixas eletrônicos, simplesmente decide lacrar suas portas inclusive o acesso aos terminais eletrônicos, desde a sexta-feira às 16:00hs, indo reabrir somente após as 8:00hs da segunda-feira.

Esta atitude insana, irresponsável  e egoísta do banco, para proteger-se, penaliza milhares de clientes e a população que necessita transferir, sacar ou realizar qualquer outra transação bancária durante a semana após as 16:00hs, especialmente funcionários públicos, privados, ou mesmo comerciantes que, cumprindo horários, só podem deixar o serviço às 17:00hs, ficando estes, impedidos de realizar quaisquer movimentação nos caixas eletrônicos, como também no sábado ou domingo durante o dia.

Alertamos às autoridades, especialmente o Ministério Público, para que tomem as providências cabíveis, no sentido de obrigar as agências a permanecerem durante os dias normais, ao menos até as 18:00hs e funcionando seus terminais nos finais de semana (Das 8:00hs às 18:00hs). Pois, é notório que, se o banco mantém guardas durante o expediente, poderá também escalar estes funcionários para a vigilância nesses horários e durante os dias de sábado, domingo e feriados.

Só para que se tenha uma ideia da dimensão desse absurdo praticado contra o povo, em nossa região, a maioria das cidades recebem a população rural aos sábados, quando acontece a feira-livre. Oliveira dos Brejinhos, Boquira, Macaúbas, Livramento, Brumado, Paramirim, dentre outras, que já sofrem com a crise financeira e o consequente desaquecimento da economia, agora são impactadas com a falta de recursos no dia de maior movimento, pois, o banco está fechado.

É grande a indignação com essa falta de respeito, principalmente por parte  de funcionários públicos que trabalham durante a semana, donas de casa e dos moradores da área rural, que  aproveitavam o transporte para a cidade no dia de feira, para sacarem aposentadorias, benefícios, ou mesmo retirar numerários para as compras no comércio e na feira.

Temos consciência de que é necessário e urgente, providências no sentido de inibir tantos ataques, explosões de caixas eletrônicos, porém, não se pode penalizar a sociedade inteira em benefício de uma instituição financeira que se propôs a ofertar tais serviços.

Que coloquem guardas, que busquem parcerias com a polícia, autoridades, desde que permaneçam funcionando durante o dia, pois, a população necessita, exige respeito e excelência no atendimento.