O novo prefeito de Caturama, Dr. Paulo Mendonça (PSD), assumiu a prefeitura no dia 1º de janeiro de 2017 e desde então, tem ultrapassado com maestria vários desafios comuns no início de mandato na tentativa de reorganizar os cofres públicos do município e buscar o reajuste financeiro para Caturama seguir progredindo nesse novo período. No primeiro mês a gestão focou em planos urgentes e emergenciais, consciente de que a cidade e comunidades da área rural, haviam encerrado o ano de 2016 num processo de dificuldades, tanto financeiramente falando, como pela questão da seca inclemente, grande demanda pela água, além de outras questões, que resultaram em um quadro de gravidade, no qual a maioria da população carente recorre aos serviços públicos, com pedidos dos mais complexos da história.
 
 
Problemas potenciais como combate a seca, decisões urgentes e emergenciais para aliviar situações de risco social nas famílias de baixa renda, o dilema da procura incessante por empregos, coisa que angustia qualquer gestor, afinal, não pode nem deve fugir das suas atribuições. Dr. Paulo conseguiu com competência e presença constante, sem se esquivar, ir avançando no diálogo e alternativas que agradaram os que buscam o socorro do executivo municipal.
 
 
Além disso, a prefeitura não se descuidou dos serviços obrigatórios à população como a coleta de lixo e a varrição, atendimento adequado à saúde, cuidados e ações para que a educação continue sendo destaque. Também na Assistência Social, diversas medidas foram mantidas e ampliadas, salários do funcionalismo e fornecedores em dia, enfim árduas conversas, reuniões, atendimento ao público, sempre com a mesma postura de humildade da equipe administrativa, fizeram a diferença até aqui.
 
 
 
Dr. Paulo também buscou juntamente com assessores, Secretários e colaboradores, organizar melhor a estrutura administrativa, reuniu-se com diversas autoridades e conseguiu assegurar benefícios para Caturama nos primeiros meses da gestão.
 
Nesses primeiros dias, a administração de  Dr. Paulo Mendonça já realizou através da Secretaria de Infraestrutura de Caturama, o retorno das obras de pavimentação do Alto do Bonfim, da Praça da Rodoviária, da UBS de Feira Nova, conserto da torre de telefonia móvel do sinal da Tim em Feira Nova, autorizou a construção de novo cemitério em feira nova, reformas e ampliação dos PSFs de feira Nova e Lagoa da Cruz, construção do projeto de duas novas pontes sobre o Rio Paramirim nas comunidades do Muquém e Passagem de Pedras, além da substituição de madeira por cimento das pontes de Lagoa da Cruz e Feira Nova, incluindo a contenção da ponte da comunidade de Marota.
 
 
A nova gestão está iniciando as reformas das escolas de Baraúnas, Feira Nova, Malhadinha, Lagoa da Cruz estas já licitadas, assinaturas de ordem de serviço para construção de 30 unidades habitacionais na sede pelo programa Minha Casa Minha Vida, desencadeou o mutirão de conservação e terraplanagem das estradas vicinais do município, além das obras nas quadras poliesportivas de Malhadinha e Lagoa da Cruz e reforma do Mercado Municipal de Caturama.
 
Outro grande desafio logo nos primeiros dias de janeiro, foi a realização em alto estilo da maior festividade da Cidade, a Festa de São Sebastião o padroeiro (Janeirão), cuja organização superou expectativas, tendo sido recorde de público, um sucesso absoluto, atrações de renome, megaestrutura, segurança e conforto para os filhos da terra e milhares de turistas, conforme foi divulgado pelo Jornal O Eco.
 
A equipe administrativa empenhou-se também na recuperação de diversos veículos da frota municipal, em especial máquinas, caminhões que receberam manutenção, além dos veículos importantes como um Gol da Secretaria de Administração, um Pálio da saúde, um Caminhão Basculante e uma caminhonete L200, que foram recuperados.
 
Através da Secretaria de Agricultura, são realizadas as emissões das Declarações de Aptidão ao Pronaf, além dos procedimentos de renovações das DAPs vencidas; foram efetuados os cadastramentos dos agricultores no Programa Garantia Safra;  Emissões de GTA e Ficha Sanitária de pecuaristas e demais criadores de animais; levantamento cadastral dos produtores de leite; Cadastramento dos Produtos da Agricultura Familiar no programa PAA;  Distribuição dos Produtos que compõe o PAA, para as entidades do Município. Destaque também para a atenção, apoio e  Assistência Técnica aos produtores, agricultores e demais moradores da área rural, que recebem do Secretário de Agricultura Gildásio, toda a dedicação para o fortalecimento do cultivo familiar.
 
 
Ressaltando que Caturama é um dos poucos municípios que primeiro ingressou no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que é uma ação para colaborar com o enfrentamento da fome e da pobreza, colaborando ao mesmo tempo, para fortalecer a agricultura familiar do município. Para isso, o programa utiliza mecanismos de comercialização que favorecem a aquisição direta de produtos de agricultores familiares ou de suas organizações, estimulando os processos de agregação de valor à produção.
 
Através da Secretaria Municipal de Saúde, foram realizadas diversas ações de promoção de saúde e prevenção de doenças que figuram como um marco inicial da gestão que vem proporcionando um retorno positivo à sociedade.
 
 
A Atenção Básica, que conta com 4 Unidades de Saúde da Família, segue oferecendo serviços de enfermagem, atendimento médico, odontológico, fisioterapêutico, nutrição e imunização. A nova gestão vem intensificando os trabalhos voltados a Saúde da Mulher, através de palestras, exames citopatológicos e exames de mamografia, realizados pelo caminhão do IRM (Imagem e Reabilitação de Macaúbas) que atendeu na cidade do dia 03 a 17 de março.
 
A Vigilância Epidemiológica conta com a atuação dos Agentes de Endemias na intensificação de suas atividades e na orientação à população sobre o combate ao mosquito Aedys aegypti, enfatizando as enfermidades que o mosquito pode causar como: Dengue, Zika, Chikungunya. Contando ainda com busca ativa dos cães que podem causar algum risco à saúde da população e nesse sentido, realiza um trabalho educativo com os proprietários acerca dos riscos e medidas adotadas com base em cada caso.
 
 
Na Vigilância Sanitária, é intenso o trabalho no Programa SISAGUA (Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano) com a realização de coleta e análise de água que é ofertada à população. A Coordenação da Imunização realiza reuniões com enfermeiras e técnicas de enfermagem sobre a mudança no Calendário de Vacinação de 2017, destacando a importância da imunização contra a Febre Amarela e ampliando o conhecimento acerca da Raiva Humana.
 
 
No Hospital Municipal São Sebastião, a população conta com serviço médico 24 horas; tendo sido efetuado os reparos nos veículos, à exemplo de ambulância e os veículos do PSF para a melhor eficiência no atendimento urbano e rural. Importante destacar a parceria firmada entre a prefeitura, através da Secretária Municipal de Saúde com a CAASE (Casa de Apoio Amigo da Saúde) de Barretos-SP; também foram firmadas novas parcerias e convênios para realização de exames como: tomografia, ressonâncias entre outros de média e alta complexidade; além disso, foram adquiridos equipamentos novos: geladeira e dois computadores para o laboratório local.