A querida comunidade de Ibiajara, mais uma vez demonstrou união, devoção, criatividade e disposição para festejar com alegria a padroeira Santa Maria do Ouro. Os festejos que movimentam todo o município de Rio do Pires e região, nessa época, reúne milhares de fiéis para as preces, penitências, homenagens e ao final, a renomada confraternização, momentos inesquecíveis para a população local, que recebe com satisfação, os visitantes. São dias de grande efervescência, afinal, trata-se da festividade maior do calendário católico de Ibiajara, berço de gente do bem e de ilustres figuras.

Talvez uma das poucas comunidades do interior baiano, que ainda conserva a tradição anual, sendo os preparativos, entradas de festa, organização dos eventos religiosos e festivos todos decididos e executados pela comunidade e comércio local. Contando, é claro, com o apoio do poder público, que oferece o suporte necessário, tanto no que diz respeito à segurança, para a tranquilidade dos participantes, passando pelo cuidado na prevenção, disponibilizando ambulância e servidores, limpeza pública, até a participação financeira, arcando com parte do patrocínio, uma forma democrática e participativa, que tem como resultado o sucesso do evento e a harmonia entre os envolvidos na organização.

 
 
 

Essa traição que remonta de décadas, permanece convidativa, recebendo a cada nova edição, maior número de visitantes, atraídos pela hospitalidade das famílias ibiajarenses, pelo agradável clima de paz, simpatia e especialmente pelos encantos que o lugar propicia, suas ruas e casarões centenários, natureza exuberante, num recanto gostoso que guarda toda história de uma gente culta, que conserva nos dias atuais, virtudes que são repassadas de geração em geração.

A edição 2017 da tradicional festa de Santa Maria do Ouro esteve impecável em todos os aspectos, muito bom gosto, brilho e fé, externados em cada gesto, em cada semblante dos que participaram da festa religiosa, bem como a alegria da juventude, adultos e idosos, que estiveram na praça central, curtindo momentos de lazer ao som de grandes atrações musicais como Xodó da Bahia, Alan Júnior, Leila Mel, dentre outros.

O jovem prefeito Vânio de Gildásio, esteve presente, sendo recebido com entusiasmo pelos milhares de amigos, abraçando e sendo abraçado pelo povo. Vânio, que vive nesses primeiros dias de governo, momentos de realização e organização de projetos, tendo recebido o apoio da maioria absoluta da população, sente-se à vontade em eventos públicos. O prefeito, com a mesma forma simples de ser, com a humildade que lhe é peculiar, circulou ao lado do seu vice-prefeito Dey, vereadores, Secretários, colaboradores da nova gestão, se misturaram à multidão, recebendo ainda a comitiva do jovem prefeito de Ibipitanga Edypan que fez questão de prestigiar tão importante data para o povo de Ibiajara e de toda Rio do Pires.