O município de Ibipitanga, destaque regional por figurar como um dos que mais progride em todas as áreas, celebrou o aniversário de 55 anos de emancipação político/administrativa com muito entusiasmo, união e cumplicidade entre moradores, autoridades e convidados.  A data foi marcada por uma extensa programação cultural, contando com culto ecumênico, cavalgada, apresentações artísticas, apresentação de corais evangélicos, shows musicais, homenagens à figuras importantes e a tradicional partilha do bolo, que o prefeito Edypan fez questão de distribuir para a população presente.  
 
 
 
 
Conforme reza a tradição, o povo participa ativamente do ritual de passagem do aniversário, organizando um festa magnífica que conta com o apoio integral da prefeitura municipal. momentos marcantes para a história da terra. O prefeito Edypan acredita que as dificuldades maiores que se apresentaram no início desse novo período, foram superadas e, na visão dele, o momento em que a cidade completa 55 anos de emancipação política é de muita expectativa, pois Percebe que a administração ultrapassou um período de muita adversidade e começa a deslanchar. A prova, conforme explicou o prefeito, é o volume de obras  e benefícios que estão chegando para a comunidade. o gestor agradeceu a compreensão dos moradores e ressaltou que tal apoio que tem recebido, é crucial para o sucesso da gestão e em consequencia, o êxito nos novos projetos de Ibipitanga.
 
 
 
Reconhecida em todo o interior baiano, por ter realizado um salto extraordinário em todos os aspectos na cidade e no campo, Ibipitanga celebrou com alegria a estabilidade e a confiança no futuro.  O contentamento, sentimento de felicidade transbordava, extravasando a alegria de cada um em contemplar um tempo de esperanças renovadas num futuro promissor, principalmente no que diz respeito à considerável elevação da qualidade de vida das famílias, com a nova gestão comprometida com o trabalho sério, com um novo sistema e posturas que apontam para a certeza do sucesso .
 
 
 
"Sinto-me muito feliz em poder comemorar com nosso povo os 55 anos  de emancipação política, um sonho sendo realizado. Graças a Deus, estou tendo uma boa aceitação por parte da populaçã. Porém, temos consciência de que é necessário fazer muito mais, são apens quatro meses de administração, temos uma longa jornada pela frente. Não tenho palavras para externar tanta emoção, acho que nunca passou pela minha cabeça esse momento tão importante para mim. Espero em Deus, que nos dê forças e condições, para retribuir tamanha confiança desse povo. Tenho fé que, da mesma forma como eu e nossa equipe de secretários, repartimos o bolo gigante de 55 metros para a comunidade presente nessa festa, possamos distribuir ao longo dos próximos anos, serviços de qualidade, atenção, carinho, obras e todos os benefícios possíveis ao povo desta amada terra". Resumiu  prefeito.
 
 
 
Uma belíssima cavalgada, que reuniu centenas de cavaleiros e amazonas de toda a região, despertou a cidade com muita animação, fogos, apresentações e diversão, protagonizados pelos amantes deste esporte que ganha força em Ibipitanga. Após o desfile, a festa teve continuidade durante todo o dia, com churrasco, cerveja, música, gente bonita e muita movimentação  em todas as ruas e avenidas  da cidade. Restaurantes e barzinhos lotados, muita gente animada, festejavam cada um a sua maneira.
 
 
 
O prefeito Edypan, seu vice Lenilson Miranda, vereadores, autoridades civis, militares e eclesiásticas, cumpriram todo o roteiro oficial, sempre muito aplaudidos pela multidão. Muito emocionado, ouviu elogios à sua postura íntegra, humilde e dedicada,  que demonstra  virtudes para  gerir bem, com amor.
 
Nossa reportagem se fez presente mais uma vez, registrando esse momento marcante e acompanhando a evolução gradativa e constante desta terra de gente desbravadora, que com trabalho e amor, constrói uma nova história.
 
 
 
Para brindar no mais alto estilo, A banda Arreio de Ouro animou o público na praça. A multidão lotou o amplo espaço, para confraternizar-se e curtir os sucessos, cantando com alegria e muita emoção as músicas que remetem ao esporte da cavalgada, que contam a história e a lida do vaqueiro, bem como o amor e o cotidiano do nordestino lutador.
 
“São culturas tradicionais da população ibipitanguense, que em sua maioria se dedica diariamente ao trabalho na agricultura e pecuária. Uma maneira de demonstrar que, de fato, a festa é voltada para o povo guerreiro da sede e área rural de Ibiitanga”, frisou o Secretário de Administração Maurício (Baíta), que destacou ainda o esforço coletivo de toda a equipe, sob o comando do prefeito, para a realização das festividades de aniversário.