Terra de encantos, Érico Cardoso é o berço de todo o Vale, orgulhando-se da sua história e das incontáveis conquistas de um povo bom e trabalhador que além da luta diária na construção de vida digna, também cultiva suas tradições, ostentando costumes folclóricos no sertão da Bahia. Como exemplo maior dessa rica cultura, está a festa de São João, evento que possui um significado todo especial, data que reserva um simbolismo máximo na expressão das manifestações populares da terra.

A realização do Arraiá de São João, não é apenas um desejo e expectativa do povo, mas, uma alegria geral, momento de reencontros das famílias e amigos, enfim uma das grandes alegrias do ano, as brincadeiras, bebidas e comidas típicas, reuniões de amigos, familiares que retornam, momento mais aguardado para a comunidade de Érico Cardoso, estando nos dias atuais, como a maior festa do município.

Para a atual administração municipal, cuja equipe organizadora, Câmara de Vereadores e o próprio prefeito Dr. Érico, sempre demonstraram a preocupação em ofertar esse lazer, foi uma alegria dedicar-se em manter esses costumes de forma a contemplar todos moradores e milhares de visitantes.  “É para nós um prazer realizar o desejo da maioria da população. Um esforço que exigiu muita dedicação na busca de recursos junto ao governo do estado através da BAHIATURSA, que colaborou com o projeto, para que outros setores não fossem sacrificados. Dessa forma, com um planejamento coerente, o povo pôde curtir de maneira saudável, segura e animada o São João”. Disse o vereador Leonardo Azevedo.

Consciente da cruel situação imposta pela crise financeira, a administração buscou parcerias, enxugou gastos e com muita disposição, conseguiu organizar uma festa à altura do povo, toda estrutura e ornamentação impecável, no palco atrações que agradaram o público presente e todo carinho da equipe organizadora, fizeram do São João Copa 2018 na sede de Érico Cardoso, um evento referência na região.

Ao lado de dona Soraia Cardoso, primeira-dama do município, o Prefeito Dr. Érico Cardoso Azevedo, acompanhado de autoridades e lideranças locais, recepcionaram convidados ilustres como os deputados Marquinho Viana, Pedro Tavares e Claudio Cajado que estiveram no meio do povo, participando de todas atividades festivas. O prefeito destacou a importância do evento, um dos mais charmosos do sertão e reiterou a missão da organização da festa em promover o resgate das tradições culturais do Nordeste, com a valorização dos artistas regionais, quadrilhas e grupos folclóricos, sem abrir mão de artistas consagrados, como o forrozeiro Edigar Mão Branca.

Esse ano, por conta da lamentável crise que assola o Brasil e o mundo, impactando de forma esmagadora os municípios do nordeste, a Prefeitura se viu obrigada a reduzir investimentos na festa. Durante os dias de realização do evento, organizadores esclareceram e até agradeceram ao público presente, pelo apoio, compreensão, bem como, pela postura educada com que a grande massa se comportou no decorrer dos diversos shows. O prefeito agradeceu aos artistas, bem como a cada um dos colaboradores, que fizeram o sucesso da festa.

Dr. Érico Cardoso, que por sinal vem realizando uma administração tida como muito boa pela população é um dos maiores incentivadores, verdadeiro entusiasta do São João de Érico Cardoso. Há anos, o médico vem se esforçando para a manutenção desse folguedo, muito antes de se eleger prefeito, ele já apoiava de forma decisiva para a organização do encontro forrozeiro em praça pública. Dr. Érico lembrou que esse ano, o São João de Érico Cardoso conseguiu superar as adversidades com organização, seriedade e dedicação. “Conseguimos realizar um evento com a mesma grandeza, a festa esteve belíssima, conforme vocês puderam comprovar, compatível exatamente com as pretensões do povo. Tudo o que temos feito com amor, estamos vendo os resultados positivos. Com a ajuda de Deus e de parceiros, concluímos uma festa de harmonia e muita paz. “Pontuou o prefeito.

Em conversa informal com a nossa reportagem, o Secretário Rosário, um dos mais empolgados com os festejos, assim resumiu a festa de São João: “Antes de ser uma grande festa, o São João de Érico Cardoso também é fonte de renda, gera ocupação, mesmo que temporária, aquece e ajuda a fomentar a economia. Para nós moradores, a realização do São João e outros eventos como o Angico Fest, além de oportunidade de lazer para a população, é motivo de orgulho pela tradição.  Essa festa é um patrimônio do povo de Érico Cardoso”, declarou.

Durante os três dias de festa, diversas atrações se reversaram no palco: Dia 21 – Kasaka de Couro, Banda Caracas do Forró, Mike José, Emilly e Paulinho. Dia 22 – Banda Fogueira Elétrica, Banda Zanzibar, Forrozão das Antigas e Renan Silva. Dia 23 – Valdir do Acordeon, O Forrozeiro Edigar Mão Branca, Luciano Silva e Juninho dos Teclados.

AGUARDE EDIÇÃO DO VÍDEO RESUMO DA FESTANÇA, EDIÇÃO 2018: