Nossa equipe de reportagem esteve mais uma vez presente, registrando uma das mais antigas tradições do calendário católico –  atos da Semana Santa, que relembram a Paixão de Cristo. Dentre as diversas manifestações, destaca-se a  peregrinação de fiéis aos morros, onde cumprem um ritual sagrado, rememorando os últimos passos de Jesus, antes de ser crucificado.

Esse costume resiste ao tempo e toda a modernidade, permanecendo vivo e a cada ano mais fervoroso nos corações dos fiéis, que cultivam a tradição de geração em geração. Muitos comparecem por curiosidade, outros por gratidão pelos milagres alcançados e pelas promessas empenhadas. Apesar de diversos, os motivos reforçam a contrição, reavivando a chama da fé naquele que, com sua morte, transformou o mundo.

Desde a madrugada, muito antes do nascer do sol, acompanhamos a movimentação dos participantes. Alguns deixaram suas residências na sede de Paramirim, outras famílias na área rural e municípios vizinhos. Testemunhamos a chegada ao Famoso Morro de Canabravinha, onde há décadas o saudoso Augusto Brasil e amigos, iniciaram uma tradição. Emocionante participar dos  preparativos, constatar o respeito e comoção nos semblantes daqueles que acompanham todo o ritual da subida, entoando cânticos e adorações.

Acompanhe no vídeo resumo, um pouco do que acontece na Sexta-feira Santa. Ressaltando que tal ato ocorre de forma simultânea em diversos pontos nos municípios do nosso sertão. Essa é a forma do sertanejo expressar o sentimento que reina em cada dia da Semana Santa. A comoção da Sexta-feira, esperança no sábado e a alegria da Páscoa no domingo. Tudo isso é motivo para que os católicos renovem os votos de fé em Jesus Cristo, filho de Deus o Criador.

ASSISTA AO VÍDEO: