Se considerados apenas os votos válidos, o prefeito de Salvador atinge 64%, liderando em todos os recortes socioeconômicos nesse momento

Como já era esperado, se a eleição municipal fosse hoje, em Salvador, o atual prefeito Bruno Reis (União Brasil) seria reeleito em primeiro turno, de acordo com a primeira sondagem da pesquisa AtlasIntel/A TARDE na capital baiana. Segundo o levantamento, Bruno Reis obteve 51,4% das intenções de votos, mais que todos os demais candidatos somados. Geraldo Jr (MDB), com 18,4%, Kléber Rosa (PSOL), 8,4% e Luciana Buck (Novo), com 1,8%, completam a lista, que tem ainda 11,2% de votos brancos e nulos e 8,8% de indecisos.

Os primeiros números apontam um cenário diferente em relação ao observado na eleição para o Governo do Estado em 2022, quando o mesmo Instituto Atlas projetou a vitória de Jerônimo Rodrigues (PT). A polarização verificada na ocasião, com alinhamentos evidentes entres candidatos ao governo com o presidente Lula (PT) ou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), não se repete no novo cenário, ao sugerir uma preferência mais homogênea por Bruno Reis, acima das questões ideológicas que têm marcado o debate político nacional.

Segundo o executivo-chefe da AtlasIntel, Andrei Roman, isso se explica pela forte presença de votos do presidente Lula em ACM Neto nas últimas eleições e pela aprovação, tanto entre eleitores do governador Jerônimo quanto por bolsonaristas, da gestão do atual prefeito da capital. “Quase metade dos eleitores do ACM Neto era lulista. Isso se reflete também no perfil do eleitorado de Bruno Reis, cujo eleitor não é de direita. É um eleitorado bastante diversificado. Talvez um pouco à direita, mas certamente não é um eleitorado bolsonarista”, avalia Roman. Isso indica que pelo menos nesse início de março, Jerônimo e seu grupo político, não conseguiram polarizar as eleições na capital baiana, apoiando o atual vice-governador Geraldo Júnior como pré-candidato a prefeito de Salvador.

Preferido por 38,8% dos votantes de Lula em 2022, Bruno Reis também angaria a simpatia majoritária de votantes de todos os outros candidatos do último pleito presidencial com 76,3% dos votantes de Jair Bolsonaro (PL), 71,3% dos votantes de Simone Tebet (MDB), 56,6 dos eleitores de Ciro Gomes (PDT) e 49,5% da preferência dos simpatizantes de outros candidatos.

Aprovação

Buscando a reeleição, Bruno tem o seu mandato aprovado por 58% da população soteropolitana, o que excede sua intenção de votos e mostra que mesmo uma parcela de respondentes que escolheram outros candidatos são simpáticos à sua gestão.

O dado é corroborado com os cruzamentos por demografias da aprovação do prefeito, que revelam que 40,5% dos eleitores que votaram no governador Jerônimo Rodrigues em 2022, aprovam a gestão de Bruno. Entre os eleitores de João Roma, esse índice é de 57,6%. Nesse primeiro levantamento, com o exclusivo e inovador método de coleta de dados pela internet, responderam aos questionários 809 eleitores de 130 bairros de Salvador, através de abordagens aleatórias durante a navegação online. Cada questionário só pode ser submetido uma vez.

A pesquisa AtlasIntel foi contratada pelo jornal A TARDE e tem 95% de confiança e a margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos. A coleta de dados foi feita entre os dias 4 e 7 de março e a pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BA-06287/2024.