Diante do aumento de casos de COVID, Roberval de Cássia Meira é o primeiro a oficializar através de Decreto a medida de proteção. O Governador Rui Costa também recomendou, mas ainda não formalizou obrigatoriedade na Bahia.

Como sempre preocupado com o bem-estar da população e antenado com os acontecimentos diários, o prefeito de Dom Basílio, Roberval de Cássia Meira, que também é o presidente do Consórcio de Desenvolvimento da Bacia do Paramirim, fez publicar no Diário Oficial do Município, o Decreto que determina a obrigatoriedade da utilização de máscaras de proteção individual nas repartições públicas. A medida é baseada nos dados oficiais, que sinalizam para um crescimento do contágio pelo coronavírus.

O aumento no número de casos atinge praticamente todas as cidades da Bahia, bem como a baixa procura pelas doses de reforços da vacina, tem provocado grande preocupação em gestores e profissionais da área de saúde. Diante disso, a prefeitura de Dom Basílio, determinou que o uso de máscara volta a ser obrigatório em todas as repartições públicas, como forma de prevenir um novo surto da doença na cidade.  “Fica obrigatório o uso de máscaras de proteção contra a Covid-19, a partir do dia 21 de novembro de 2022 em todas as repartições públicas no município de Dom Basílio. Este decreto passa a viger a partir do dia 22 de novembro de 2022, independente da data de sua publicação, revogando-se as disposições em contrário”. Diz o documento publicado no Diário Oficial do Município (DOM) desta quinta-feira (17).

Apesar de manter facultativo o uso de máscaras em locais abertos, o prefeito, assim como fez o Governador da Bahia, Rui Costa, recomenda o uso do equipamento de proteção, bem como outras condutas que vinham sendo praticadas no período crítico da pandemia, como a higiene das mãos, uso do álcool e também o distanciamento social sempre que possível, para que se evite o contágio. Existem variantes circulando no estado e novas cepas com alto poder de contaminação e elevado risco de gravidade que culmina com óbito. Apesar de ainda não ser uma situação de alarme, o prefeito Roberval e as demais autoridades, voltam a recomendar cautela, como forma de prevenção. Também estão sendo convocados os munícipes para a vacinação de reforço, reforçando assim a imunidade contra a doença.

VEJA CÓPIA DO DECRETO DE DOM BASÍLIO: