Além de já se notabilizar como um dos gestores que mais tem realizado nas mais diversas áreas de atuação do executivo municipal nesses primeiros meses de administração, o prefeito de Rio de Contas  percebendo a necessidade de estar cada vez mais próximo das comunidades, ouvindo reivindicações, discutindo demandas e decidindo em conjunto as formas de solução, convocou seus assessores, Secretários, Vereadores e lideranças, para juntos elaborarem uma agenda itinerante, com visitas programadas nos mais diversos recantos do município. As inserções da comitiva, especialmente nas comunidades da área rural, devem ocorrer em datas especiais, o que facilitará o deslocamento e maior aglomeração dos habitantes das regiões a serem visitadas. Tudo está sendo elaborado de forma que contemple o maior número de pessoas.

A intenção inicial é cumprir um calendário eficiente com reuniões de trabalho, das quais participam o chefe do executivo, lideranças locais e a equipe de assessores designados para cada região, conversando de perto, debatendo os diversos problemas e assim, agilizando a relação governo/comunidades. “Evidente que não estaremos solucionando todos os problemas existentes em cada lugar, porém, acreditamos ser essa uma forma democrática, uma postura corajosa e humanizada de administrar um município de grandes dimensões, especialmente na área rural”. Esclareceu o prefeito.

A ideia desse projeto, de acordo com o Secretário de Administração Átila Ladeia,  foi concebida desde a campanha eleitoral, pois é uma forma direta de relacionamento, oportunidade em que os moradores tem de apresentarem deficiências e  também potenciais, alternativas de renda, possibilidades de realização de obras, enfim, “a relação cada vez mais próxima entre a equipe de governo e as comunidades, elimina filas, renova compromissos e coloca o cidadão em contato direto com o gestor”.

O sucesso dessa ideia inovadora na região, foi sentido na comunidade de Várzea, onde a comitiva do prefeito Dr. Cristiano foi recebida com carinho pelos moradores, que organizaram uma belíssima confraternização. Na ocasião, a equipe do Executivo Municipal foi simbolicamente transferida para a comunidade, onde foram tratados assuntos referentes à diversas áreas da administração municipal, como saúde, educação, assistência social, cultura, lazer, esporte, meio ambiente, obras e manutenção. Além de participar ativamente da reunião, o prefeito Cristiano se fez acompanhar do Deputado Estadual que representa o município Marquinhos Viana, que ouviu atentamente reivindicações e percebeu a importância dos trabalhos.

O prefeito aproveitou para percorrer diversas residências da comunidade e ficou à disposição da população para receber suas demandas. Dr. Cristiano foi recebido com carinho por todos, conversou com várias pessoas para tratar de assuntos diversos e se reuniu com grupos de moradores para discutirem questões ligadas a região. Em seguida, a comunidade organizou uma confraternização para todos os presentes. Um clima de muita alegria, descontração e otimismo entre os moradores que aprovaram essa iniciativa, afinal, o prefeito e demais servidores, buscam cumprirem à risca a missão de servir.

De acordo com Ana, Secretária de Gabinete do prefeito, a experiência foi positiva, tendo superado as expectativas. Ela informou ainda, que está sendo elaborado um cronograma, alinhado com outros compromissos do Prefeito, para que isso se torne constante, com reuniões programadas para cada comunidade, também nos bairros da sede, para assim estarem à disposição, contemplando a todos de maneira eficaz corajosa e viável. “Nós almejávamos essa interação, pois assim reduz-se o tempo de espera nas filas lá na prefeitura, temos mais condições de organização das ações e ao mesmo tempo, a oportunidade de vivenciar os problemas de cada região de perto, discutindo alternativas e soluções com a população”. Comemorou.

O Prefeito Dr. Cristiano fez um balanço dessas primeiras ações itinerantes e resumiu dizendo que: “é  importante ressaltar que sempre enfrentaremos demandas elevadas, temos consciência de que nosso município é carente e possui necessidades superiores aos recursos e condições possíveis para que se atendam a todas, no entanto, esses encontros também são oportunidades que teremos de eleger prioridades e assim, com união, alinhados com a maioria, executarmos as obras e serviços que a população almeja, solucionando também situações urgentes. Acredito que esse é o caminho correto para os gestores que querem estar antenados com os anseios do povo, foi um encontro muito produtivo e especial”, disse o gestor.