Profissional continua afastada e processo administrativo segue com investigações de praxe.

VEJA VÍDEO DA SECRETARIA MUNCIPAL DE SAÚDE:

A reportagem do Jornal O Eco, recebeu na manhã desta sexta-feira (26), um vídeo gravado no dia de ontem (25), pela Secretaria Municipal de Saúde de Rio do Pires, onde aparece o atual Secretário Gena Santos, verificando o material, descarte perfuro cortante, que retornou da região serrana de Contagem, área rural do município que foi palco do episódio envolvendo a técnica em enfermagem Daniela Marques Santos, que apesar de ter introduzido a agulha, não injetou a vacina contra a COVID-19 em uma idosa de nome Aparecida. Por ter sido filmado, o caso ganhou repercussão em todo o estado pelas redes sociais, tendo sido noticiado oficialmente com exclusividade pelo Jornal O Eco.

Nossa reportagem reproduziu o ocorrido, bem como a atitude correta do prefeito da cidade Vânio de Gildásio, que de imediato, afastou a profissional e determinou a abertura de processo administrativo. No vídeo da Secretaria, percebe-se que de fato a seringa foi localizada ainda com o imunizante e segue agora para a perícia que comprovará ou não ser o liquido da vacina. Ainda na noite de ontem, a técnica de enfermagem Danila Marques Santos, postou um vídeo público nas redes socias, reconhecendo o erro e pedindo desculpas a idosa e seus familiares, bem como a toda a população. Danila afirma, que até o momento não sabe o que ocorreu naquele instante e que nunca teve a intenção de fazer uso da medicação para si ou outra pessoa.

VEJA VÍDEO DA TÉCNICA:

Há notícias de que a profissional já foi exonerada da função que exerceu por mais de sete anos consecutivos na comunidade. Porém, ainda não obtivemos a confirmação dessa informação por parte da gestão. Analisando pela ótica jurídica, somente após o fim das investigações e com o parecer da comissão, a autoridade municipal poderá aplicar a penalidade cabível. O fato que ganhou espaço até nos noticiários da televisão aberta e comentário do Governador Rui Costa, serve para que sejam redobrados os cuidados por parte dos profissionais envolvidos na imunização das pessoas e também para que seja ampliada a fiscalização nos procedimentos de imunização.