Diante da grande repercussão negativa, da revolta de familiares e amigos dos cerca de 168 servidores concursados que foram demitidos, fato que resultou em descontinuidade de serviços nas áreas de saúde, assistência social e educação, provocando tumulto em postos de saúde por falta de funcionários capacitados, deficiências críticas nos atendimentos em consultórios odontológicos, fisioterapia, pré-natal e até atendimentos laboratoriais, além disso, a Moção da Câmara, cita sérios problemas detectados na educação, transporte escolar, falta de professores e consequente prejuízo aos projetos pedagógicos.

Os onze vereadores que compõem a atual legislatura, foram unanimes em atestar de público, que em nenhum momento, foram consultados, ou informados pelo prefeito de Tanque Novo – Vanderlei Cardoso, sobre a sua intenção de anular o concurso,  deixando desempregados 168 servidores, que vinham prestando serviços essenciais em áreas importantes do serviço público municipal. De acordo com a moção, o prefeito, de forma autoritária, decidiu sozinho sobre a criação de um processo administrativo, que culminou com tal rebuliço na cidade.

Ainda de acordo com a Moção Pública, o prefeito alegando irregularidades, anulou o concurso público referente ao edital 01/2015, sendo que o mesmo já havia sido apresentado para apreciação dos Conselheiros e técnicos do Tribunal de Contas dos Municípios TCM, tendo sido aprovado todo o processo. Gravidade maior, são as ações subsequentes do atual gestor, que se aproveitando das demissões, realiza contratações temporárias de pessoas sem a devida qualificação para o desempenho de serviços específicos, inclusive os de urgência como o SAMU.

Há relatos de fornecimento de medicação sem o devido receituário e acompanhamento do farmacêutico, consultas com psicólogos, suspensão de atendimentos na área social, enfim, transtornos que afetam diversas áreas e impedem o acesso do cidadão aos serviços básicos garantidos por Lei.

“A situação que já era difícil, tornou-se caótica desde as demissões. Nossa cidade não merece passar por tantas agruras, a população sofrida sendo penalizada pelo capricho de um gestor que isoladamente, decide demitir concursados, para empregar aliados despreparados. Além do absurdo praticado com as demissões, o reizinho Vanderlei, com evidentes propósitos político/eleitorais em véspera de eleições, imagina se reeleger no ano que vem, acomodando os seus, mesmo que isso resulte em danos à sociedade”. Disparou um dos servidores.

CÓPIA DA MOÇÃO PÚBLICA: