Com a presença do Governador Jerônimo, prefeitos e convidados, teve início o ano da 20ª legislatura na Assembleia

Os 63 deputados estaduais eleitos no dia 2 de outubro tomaram posse de seus mandatos nesta quarta-feira (01), em sessão preparatória da 20ª Legislatura dirigida pelo deputado Adolfo Menezes. O pessedista foi reeleito com 61 votos. O resultado surpreende, já que eram esperados 62 votos.

Adolfo Menezes reeleito para presidência da casa, comentou sobre um único voto que a mídia tratou como traição. “Não considero traição. Numa Casa com 63 membros, você ter 61 votos em candidatura normal, justa e legítima de qualquer deputado, como foi a do deputado Hilton Coelho. Só tenho que agradecer a todos os 61 colegas que me escolheram mais uma vez para comandar o legislativo da Bahia”, disse.

O governador Jerônimo Rodrigues também participou dos trabalhos. Ele falou sobre o retorno dos deputados do PP, que romperam com ele no ano passado, para a base. “Foi uma decisão de seis deputados. Dialogamos nesses últimos dias e chegamos a um denominador comum de que eles acompanharam os projetos de interesse de toda a Bahia. A negociação não foi com base em cargos. É claro que a demanda por cargos é natural e nós trataremos na hora correta sobre a efetividade de oferta de cargos aos deputados do PP”, disse Jerônimo.

Os deputados eleitos Angelo Almeida (PSB) e Osni Cardoso (PT), que ocuparão cargos de secretários no Governo do Estado, também tomaram posse, enquanto os suplentes Fabíola Mansur (PSB) e Neusa Cadore (PT) aguardarão o licenciamento dos titulares estarem publicados no Diário Oficial do Legislativo. Só então serão convocadas e empossadas como deputadas. Por seu turno, os futuros secretários só poderão assumir as pastas a que foram nomeados depois de formalmente licenciados do Parlamento.

Candidato único à recondução na presidência do Legislativo, Adolfo Menezes não dirigiu a sessão de votação, que foi comandada pelo deputado Nelson Leal (PP), pois é o parlamentar reeleito que ocupou mais vezes a Presidência, conforme determina o Regimento Interno.  Foram eleitos membros da Mesa Diretora, observando-se a proporcionalidade entre as bancadas ou blocos parlamentares. Os vice-presidentes serão, em ordem, Zé Raimundo, Marquinhos Viana, Antônio Henrique Junior e Laerte do Vando. Os secretários serão, respectivamente, Marcelinho Veiga, Samuel Júnior, Vitor Azevedo e Zó.

O recesso de início de ano é formalmente encerrado no dia 1º de fevereiro. Portanto, fica também encerrado o regime de turnão, que vigorou durante o mês de janeiro, sendo restabelecido o funcionamento dos restaurantes, o horário de expediente, de chegada e saída dos ônibus que servem ao funcionalismo, bem como das demais atividades da ALBA. Ato nesse sentido foi publicado no Diário Oficial que circulou ontem. A estimativa é que o turnão representou uma economia orçamentária da ordem de R$ 500 mil com alimentação, energia elétrica, água, transporte e demais despesas de caráter administrativo.