Mais de quatro horas sem energia, expõe a fragilidade do sistema de fornecimento. Pobres são os que mais sofrem com esse tipo de apagão

Na Bahia, começou às 8:51hs, na manhã desta terça-feira (15) a falta de energia, que a princípio, atingiu também Goiás, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. Nestes estados, a falha foi registrada às 8h31 e atingiu em pequena ou grande escala, todos os cantos do país, exceto Roraima. Governo federal, ainda não informou a causa. Após mais de quatro horas, parte do Norte e Nordeste ainda sofre com o apagão de energia elétrica que afetou todas as unidades da federação.

O Ministério de Minas e Energia informou que o fornecimento foi restabelecido no Sul, Sudeste, Centro-Oeste, em 55% da região Norte e 81% do Nordeste (incluindo todas as capitais). A pasta, assim como o Operador Nacional do Sistema (ONS), disse que houve uma falha às 8h31, mas ainda não divulgaram a causa do incidente.

Os metrôs de Belo Horizonte, Salvador e São Paulo foram impactados com a falta de energia. O apagão afetou a operação em diversas linhas do Metrô de São Paulo, entre elas, a que passa pela Estação Vila Sônia, onde as plataformas ficaram superlotadas. Na capital baiana, os passageiros tiveram de deixar os vagões e caminhar pelos trilhos.

Caos na Bahia

A Neoenergia Coelba, concessionária responsável pelo serviço na Bahia, afirmou que o restabelecimento das cargas afetadas pela ocorrência no Sistema Interligado Nacional (SIN) acontece, gradativamente, mediante autorização do Operador Nacional do Sistema (ONS).

Até 11h, conforme a Coelba, cerca de 50% dos consumidores inicialmente afetados na Bahia foram normalizados. Cidades como Ilhéus, Itabuna, Eunápolis, Porto Seguro, Barreiras, Luís Eduardo Magalhães, Juazeiro, Jacobina, Paulo Afonso, Jequié, Simões Filho, Irecê e parte de Salvador já foram normalizadas. O Ministério de Minas e Energia (MME) informou que até 10hh22, 27% da carga da região Norte e 68% da região Nordeste estava normalizada.

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) informou que a operação dos sistemas de abastecimento de água dos 367 municípios onde a empresa atua foi afetada pelo “apagão”. O serviço será retomado de forma gradativa.

Sem energia, sem Pix
Sem energia, comerciantes também ficaram sem internet e Pix em Teresina. Wanderson Fernandes, proprietário de um quiosque no centro de Teresina, relatou que suas vendas foram afetadas. “Quando nós chegamos aqui por volta das 6h15 já estava sem energia, e aí por volta das 7h15 voltou. Depois faltou de novo e estamos sem até agora. Nós dependemos de internet, de liquidificador para fazer suco, e principalmente de maquininhas de cartão e Pix”, disse.

Em nota, o Operador Nacional do Sistema disse que uma ocorrência às 8h31 interrompeu a carga em estados do Norte e Nordeste, afetando também os do Sudeste. O g1, entretanto, registrou relatos de falta de energia também em Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina.

“As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas. A recomposição já foi iniciada em todas as regiões. aos poucos, todos os sistemas estão sendo recompostos, mesmo assim ainda há muito que se falar nas causas reais, informou o órgão.