Estudantes enfrentaram o tempo chuvoso para protestarem na Praça das Corujas em Barreiras. UFOB encaminhou nota de esclarecimento à nossa redação.

Nem as chuvas torrenciais que caem em Barreiras há alguns dias, impediu que os acadêmicos dos diversos cursos da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), estivessem presentes na Praça das Corujas, centro de Barreiras na noite desta sexta-feira (05), para protestarem com o intuito de chamarem a atenção da população e autoridades, sobre o impasse criado entre estudantes, professores e gestores do centro de educação superior, que segundo os acadêmicos, se estabeleceu há algum tempo e teve o seu ápice no último dia 04, quando foram interrompidos os diálogos que debatiam o retorno das aulas presenciais.

Apesar do número reduzido de participantes no protesto, devido às chuvas que caiam no horário combinado, segundo os organizadores, mais de dois mil estudantes apoiam a volta as aulas presenciais. A manifestação repercutiu nas redes sociais e em veículos de comunicação, que destacam o pioneirismo dos estudantes da UFOB, em protestar pelo retorno das aulas. O Jornal O Eco esteve presente e transmitiu parte das manifestações ao vivo, contemplando um ato estudantil democrático e pacífico, que defende o retorno imediato das aulas presenciais, tendo em vista diversos fatores como a vacinação em estágio avançado, controle das infecções e a imunização completa de gestores, professores e da maioria dos discentes.

O Jornal O Eco publicou matéria recente sobre esse fato, que além do seu objetivo justo, demonstra que a mobilização estudantil possui grande força no seio da sociedade, que a união da classe é capaz de modificar situações de forma pacífica, dentro das normas democráticas. Num Primeiro momento, nossa produção tentou contato com a reitoria da Universidade e não obteve sucesso. Após a repercussão da primeira reportagem, no final da tarde de ontem, a Assessoria de comunicação da UFOB, através do representante (Plínio), contatou o jornal, enviando em seguida uma nota de esclarecimento, expondo a versão da Instituição sobre o assunto em pauta.

Veja a Nota na integra: