Equipe técnica do INEMA e da Polícia Ambiental estiveram no local fiscalizando no intuito de inibir a pesca predatória na barragem que fica entre Livramento e Dom Basílio

A quantidade registrada de denúncias relacionadas a pesca predatória na Barragem Riacho do Paulo, que fica entre os municípios de Livramento de Nossa Senhora e Dom Basílio na Chapada Diamantina, tem chamado a atenção das autoridades. A prática da pesca predatória é considerada um crime ambiental e pode trazer graves consequências para a fauna e flora locais.

Segundo as denúncias feitas por pescadores do local, a pesca está sendo feita com explosivos e outras técnicas ilegais para capturar peixes na região, causando danos ao meio ambiente. O vereador de Livramento de Nossa Senhora, Josemar Miranda (PSD) informa ter recebido denúncias de pescadores conscientes, que relataram a pesca excessiva de tucunarés com malha fina, além de fotos de pescadores com mais de 500 peixes.

O edil ressalta que “muitos pescadores conscientes dependem da pesca no reservatório”. Ele solicita ação dos órgãos competentes para fiscalizar e conscientizar os praticantes ilegais.

Entre os dias 10,11 e 12 de março, a equipe técnica do INEMA – Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado Bahia, juntamente com a Polícia Ambiental – CIPPA Lençóis realizaram atividades para combater a pesca predatória no local Além da fiscalização, os referidos órgãos estaduais em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente de Dom Basílio e equipe de Educação Ambiental, realizou visitas técnicas, coleta dos resíduos deixados pelos pescadores, apreensão de redes e tarrafas e orientação aos pescadores para não realizarem pesca ilegal na Barragem Riacho do Paulo. A Prefeitura de Dom Basílio agradeceu a parceria com o INEMA e a CIPPA Lençóis, por tão bem realizar atividades em conjunto para preservação ambiental.