Decreto do Governo da Bahia publicado neste sábado (30), amplia capacidade de público, desde que todos comprovem 2ª dose da vacina.

O governo do estado passou a permitir a realização de eventos com até 2 mil pessoas. A decisão foi tomada em diálogo com o governador em exercício, Adolfo Menezes (PSD). O executivo baiano atualizou o decreto que regulamenta a realização de atividades com presença de público na Bahia, que antes permitia eventos com 1,2 mil participantes. A atualização saiu no Diário Oficial deste sábado, 30, e terá validade no mesmo dia.

“A publicação no Diário Oficial do Estado, autoriza eventos com até 2.000 pessoas na Bahia. É mais um passo importante que estamos dando, com o cuidado necessário, levando em consideração os números da Covid-19 no estado e a avaliação de técnicos da Sesab.”, escreveu o governador em suas redes sociais. De acordo com Rui, todo o pessoal envolvido com a produção dos eventos devem comprovar ter tomado as duas doses de vacina ou dose única contra a covid-19. Além disso, é necessário apresentar o documento de vacinação fornecido no momento da imunização ou o certificado obtido por meio do aplicativo ‘Conecte SUS’, do Ministério da Saúde.

O governador enfatizou que a organização dos eventos devem respeitar todos os protocolos sanitários estabelecidos pelos municípios no combate à propagação do novo coronavírus, especialmente o distanciamento social e o uso de máscaras. “Continuará sendo obrigatória a comprovação da imunização completa contra a Covid-19, com as duas doses da vacina ou dose única.”, destacou o líder do executivo baiano. O governador lembrou que as medidas de liberação do público têm sido gradativas conforme cenário epidemiológico do estado.

Casos

De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), já são 10.626.922 vacinados contra a Covid-19 com a primeira dose ou dose única no estado. O índice representa 83,47% da população com 12 anos ou mais, estimada em 12.732.254, em toda a Bahia. Ainda segundo a secretaria, a Bahia registrou 652 novos casos de Covid-19 e 9 mortes pela doença nas últimas 24 horas.