Mesmo possuindo 06 cadeiras na Casa, um voto em branco deixou a disputa empatada, o que garantiu Nanando como Presidente do Legislativo pelo critério de idade.

A posse dos vereadores eleitos para o mandato 2021/2024 em Paramirim, ocorreu na manhã desta sexta-feira (01), quando em sessão solene, ocuparam seus respectivos assentos os edis eleitos no último pleito municipal de 15 de novembro. Na mesma sessão, aconteceu a eleição para composição da mesa diretora, tendo sido apresentadas duas chapas para a disputa. Como de praxe, os onze vereadores participaram da votação secreta, cujo resultado da apuração surpreendeu a todos.

Concorreram duas chapas, uma formada por vereadores da oposição, denominada “Unidos Somos Mais Fortes”, que teve o vereador Orlando Flor e Silva (PSD), tentando a Presidência, a vereadora Cleuziomar Lima Santos (PSD), como candidata a vice, o vereador Willian Trindade Martins (PL) e Antônio Maria, (Tõe de Geralda), como candidatos a secretários. Esta composição, teoricamente seria favorita. O que aconteceu na eleição modificou as expectativas, um dos vereadores ligado à oposição votou branco e ambas as chapas obtiveram 05 votos cada.

De acordo com o regimento interno da Câmara, a chapa da situação “Respeito e Transparência”, sagrou-se vencedora pelo primeiro critério de desempate, a idade. Após consultadas as regras, foi declarado vencedor o Presidente mais velho, Fernando Rogério Oliveira Viana “Nanando” (PSB), tendo como Vice-Presidente o vereador Agnaldo Oliveira da Silva (PCdoB), como Primeiro-Secretário foi eleito Antônio Francisco dos Santos Neto, (Toninho da Farmácia) (PSB) e como segundo-secretário assumiu João Batista Rodrigues Silva, (João de Jorge) (PSB).

Como não poderia ser diferente, os boatos que dominaram as conversas políticas, foi mais essa derrota do grupo de oposição que na gestão passada se mostrava mais alinhado e logo no primeiro dia do ano, certamente algum desentendimento provocou o voto em branco que favoreceu a situação. Há quem diga que tal resultado foi fruto de brilhante articulação nos bastidores, promovida por lideranças ligadas ao prefeito Beto. Fato é que, o prefeito inicia seu segundo mandato, após derrotar pela segunda vez consecutiva o grupo do ex-prefeito Dr. Júlio e garante ainda vereadores da sua base no comando da Câmara Municipal.