Operação nas comunidades de Noruega, Piripiri, Santo Antônio e Santana apreendeu sacas de carvão que terá destinação adequada definida pela Secretaria de Meio Ambiente do município (SEMA).

Em uma operação deflagrada na manhã desta terça-feira, (20), a Polícia Militar da Bahia, através da Companhia Independente de Policiamento de Proteção Ambiental (CIPPA) de Lençóis, em colaboração com a Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) de Paramirim, realizou um policiamento ostensivo e preventivo nos Povoados da Lagoa da Noruega, Piripiri, Santo Antônio e Santana. A operação, visou combater a supressão de vegetação nativa e a produção ilegal de carvão vegetal na região. Durante as rondas e inspeções nos locais denunciados, as equipes conseguiram localizar quatro fornos ativos de produção de carvão vegetal.

Em um dos fornos, foi encontrada uma quantidade significativa de carvão, totalizando 36 sacos grandes, cada um com aproximadamente 15kg, somando cerca de 05 metros cúbicos do produto já embalados e prontos para comercialização. Apesar da ausência e não identificação dos responsáveis pelas instalações e pelo material ilícito, as forças de segurança procederam com a destruição dos fornos. Devido à impossibilidade de remoção do carvão encontrado, representantes da SEMA foram contatados e assumiram a responsabilidade pelo transporte e destinação adequada do material. Todas as etapas da operação foram devidamente registradas, e os procedimentos legais aplicáveis foram confeccionados.