OPERAÇÃO SERVER OUT: o termo faz referência à indisponibilidade dos servidores online utilizados como meio para a práticas dos referidos crimes.

A Polícia Civil do Rio de Janeiro, por meio da Delegacia da Criança e Adolescente Vítima – DCAV, deflagou, a “Operação Server Out”, com o objetivo de prevenir ataques a escolas. A ação, que faz parte de uma mobilização do Ministério da Justiça e Segurança Pública, por intermédio do CIBERLAB (DIOPI/SENASP), contou também com o apoio das Polícias Civis dos Estados da Bahia, Minas Gerais, Roraima e São Paulo.

A operação policial teve como objetivo realizar o cumprimento de 03 (três) mandados de busca e apreensão em residências de adolescentes, bem como a Prisão Temporária de 04 (quatro) indivíduos que estavam planejando ataques a escolas por meio da plataforma DISCORD.

Uma vez oficiada pelas autoridades, a aplicação cooperou e forneceu as informações necessárias para a identificação dos investigados. Além da prisão cautelar, foi executada busca e apreensão domiciliar nas residências dos suspeitos.

Em Vitória da Conquista, a Polícia Civil prendeu o jovem G.D.S.R., 18 anos, que planejava ataque em escola, bem com apreendeu um computador e um aparelho celular. Durante as investigações, foi apurado indícios de crimes, tais como os de Associação Criminosa majorada (art. 288, §único), Incitação ao Crime (art. 286), ambos tipificados no Código Penal, além de Corrupção de Menores (art. 244-B do Estatuto da Criança e do Adolescente).

OPERAÇÃO SERVER OUT: o termo faz referência à indisponibilidade dos servidores online utilizados como meio para a práticas dos referidos crimes, bem como para a remoção de usuários que utilizam a plataforma para a prática de crimes previstos na legislação brasileira.

FONTE: 10a Coorpin-Vitória da Conquista