Pazuello será questionado sobre urgência dos municípios que exigem fixação de prazos no calendário oficial de vacinação.

Acontece hoje de forma virtual, uma ampla reunião dos prefeitos brasileiros, sendo que apenas o presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Jonas Donizette, estará presente em Brasília, outros 100 prefeitos representando os demais, estarão online e poderão interagir. No encontro marcado com o Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, nesta quinta-feira (14/01), às 10h30. A pauta principal é tratar de pontos emergenciais relativos à vacinação contra a covid-19 nos municípios.

A projeção dos gestores de cidades brasileiras é de vacinar até novembro os adultos contra o novo coronavírus. E essa perspectiva será levada ao ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, em reunião como exigência da população. Segundo informações, o cenário e as perspectivas foram desenhados pelo conselho de secretários municipais. Eles querem saber se o ministério trabalha com esse mesmo calendário e pretendem também questionar sobre a vacinação de crianças e da população com menos de 20 anos. Os testes das vacinas excluíram crianças e gestantes. De acordo com a FNP, a reunião inclui calendário de imunização, planejamento, organização e logística de aquisição e distribuição das doses.

Segundo informações, o Ministério da Saúde planeja comunicar aos gestores que realizará um evento para marcar o começo da vacinação contra o novo coronavírus na próxima terça (19/01), data em que governadores de Estado devem estar em Brasília para participar de reunião com Pazuello. Apesar de não ter batido o martelo sobre uma data para o início da vacinação no país, o ministro da Saúde tem dito que, na melhor hipótese, começa em 20 de janeiro. Fica a expectativa sobre a capacidade e disposição em vacinar toda população adulta até novembro deste ano.