Comícios, carreatas e passeatas estão proibidos nas cidades da região. Decretos receberam elogios da maioria da população que teme aumento descontrolado da doença.

O Consórcio de Desenvolvimento do Vale do Paramirim, que agrega os municípios de Jussiape, Livramento, Dom Basílio, Paramirim, Érico Cardoso, Caturama, Rio do Pires, Botuporã, Ibipitanga, Novo Horizonte, Macaúbas, Boquira e Oliveira dos Brejinhos, reuniu-se ontem (04), de forma virtual, para deliberar sobre um assunto de extrema urgência e que vem impactando diretamente a vida nas cidades. A reunião extraordinária aprovou por unanimidade a proibição de todos os eventos eleitorais que provoquem aglomerações nas cidades que compõem o Consórcio, como medida para barrar o aumento de mortes e a disseminação do novo coronavírus. Os boletins epidemiológicos registram aumentos diários casos graves da COVID e infelizmente, diversos óbitos nos municípios envolvidos.

Os decretos que já estão sendo publicados, demonstram responsabilidade dos gestores e no geral, estão sendo vistos como atitudes sensatas em favor da vida, prevenindo consequências que poderiam se tornar incontroláveis, afinal, diversos óbitos já foram registrados em municípios que não possuem condições estruturais para atender as vítimas dessa pandemia. “Mesmo com a maioria dos prefeitos em plena campanha eleitoral, fomos obrigados a seguir as orientações dos órgãos de saúde, que garantem segurança, preservando a vida dos nossos munícipes”, disse o Presidente do Consórcio Roberval Meira, prefeito de Dom Basílio.

Não foi surpresa algumas atitudes de políticos que se mostram preocupados apenas com o seu futuro eleitoral, ignorando os números de casos que se multiplicam, queriam tudo liberado, para que promovessem a “muvuca” pelas ruas na busca do voto. Existindo inclusive militantes exaltados, convocando a população a descumprirem as medidas. No entanto, a maioria absoluta dos moradores, entenderam e aprovaram os decretos que buscam inibir a escalada da doença, para que se tenha controle sobre a infecção. Com as determinações, comícios, carreatas, passeatas e caminhadas não poderão ser realizadas nos municípios até o dia 14 de novembro. Quem não cumprir a determinação poderá responder por crime de desobediência.

Vale ressaltar, que a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), recomendou ao TRE-BA que proíba comícios e aglomerações políticas, para evitar o aumento no números de casos de Covid-19. De acordo  com o Secretário Executivo do Consórcio de Desenvolvimento da Bacia do Paramirim, Dr. Leonardo Costa: “Estando este órgão atuando desde o início como mediador, orientando as ações conjuntas pelo bem da região, diante dessa situação de alerta em que vivemos, a decisão colegiada, foi a forma mais coerente no momento mais crítico. Apesar de penalizar a maioria absoluta dos gestores que estão em campanha, não poderíamos nos furtar agora, pois os riscos só aumentam com a movimentação que se observa em todos os municípios, de todos os lados políticos. Prevaleceu o bom senso e a preocupação com a vida das pessoas nos municípios consorciados”. Resumiu.