Diversas fake news propagadas de forma irresponsável nas redes sociais e aplicativos de mensagens, buscam confundir as pessoas. Governo federal já estabeleceu plano de ação para rever benefícios de quem de fato possui perfil.

Os usuários que comprovadamente possuem o direito ao Programa Bolsa Família (Antigo Auxílio Brasil), que porventura tiveram seus benefícios suspensos ou cortados, podem se tranquilizar, pois, o próprio governo federal, através do Ministério competente, já autorizou uma frente de trabalho, especialmente para rever caso a caso, visitando beneficiários e realizando a atualização cadastral, para que sejam recolocados no sistema de benefícios.

Segundo os prefeitos e Secretarias Municipais de Assistência Social, o que houve na verdade, foram bloqueios em benefícios com qualquer indício de fraudes, especialmente os concedidos à cadastros unipessoais. O governo federal elaborou um programa especial, concedendo inclusive recursos financeiros aos municípios, para que sejam realizados os atendimentos de todos os que tiveram benefícios suspensos, com o intuito de atualização dos dados, na maioria dos casos são realizadas visitas domiciliares para comprovação da condição de beneficiário com direito ao programa. Os prefeitos e Secretarias de Assistência Social, estão orientando as pessoas a procurarem a Secretaria Municipal da Assistência Social da sua cidade para que sejam esclarecidas dúvidas sobre a situação.

De acordo com a Especialista em Gestão do SUAS e sistemas de benefícios socioassistenciais, Sandra Neves, que presta serviços de assessoria na área para diversos municípios, “os cortes e suspensões se deram, por terem sido detectados desde 1º de janeiro, quando da posse do novo presidente e sua equipe, números absurdos de benefícios concedidos de forma ilegal. Daí a necessidade de um pente fino, para que sejam identificados e permaneçam no programa, aquelas famílias ou pessoas que realmente comprovem a necessidade, que se enquadram nas exigências do Bolsa Família. Para tanto, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e combate à Fome, Criou o PRCAD-SUAS – Programa de Fortalecimento Emergencial do Atendimento do Cadastro Único no Sistema Único da Assistência Social, para dar maior celeridade a essas revisões cadastrais e assim os usuários que realmente possuem direito, retornarem o mais rapidamente possível ao sistema, passando a receber o benefício, inclusive os atrasados desde que foi suspenso”. Esclareceu a Assessora.

Ainda segundo a assessora, “esse processo de averiguação cadastral para famílias unipessoais, ou seja, compostas por apenas uma pessoa, consiste na confirmação das informações que estão registradas no Cadastro Único (CadÚnico). Esse foi o motivo da maioria dos bloqueios e cancelamentos de diversos benefícios, inclusive do Bolsa Família. Caso as pessoas estejam passando por essa situação e desejem tirar dúvidas, procurem o setor do CadÚnico da sua cidade que deverá estar à disposição para prestar esclarecimentos, e proceder com os protocolos e orientações já definidas para a solução destas demandas”, Concluiu.