Reivindicada há anos pelo jovem advogado Dr. Lucas Iago do Jornal O Eco e pelo líder político Amelinho, o tema ganha apoio da Câmara de Macaúbas que convoca prefeitos, forças políticas e a população regional para alinhar estratégias em busca deste sonho.

Segundo levantamentos estatísticos realizados pelo Jornal e Instituto de Pesquisas O Eco há pouco mais de 07 anos, a lacuna existente na Bacia do Paramirim e municípios adjacentes,  com a ausência de uma Universidade que ofereça cursos de graduação e pós-graduação, tem impactado diretamente cerca de 20 municípios, cujos estudantes que almejam especializações, não dispõem de um campus em um raio de pelo menos 200km. O estudo encabeçado pelo jovem advogado, professor universitário e empresário do ramo de comunicação, Dr. Lucas do Jornal O Eco, constatou que são incalculáveis os prejuízos para que essa região se desenvolva, através da educação de qualidade, qualificando seus moradores, que poderiam estar atuando nas mais diversas áreas, se tivessem a oportunidade de acessar um direito constitucional que é a formação universitária.

“Lamentavelmente  nossa região ainda convive com a triste realidade de que somente os filhos de ricos e mais alguns poucos privilegiados, cujos pais de classe média baixa, se submetem  a grandes sacrifícios, alcançam o sonho de concluir os estudos, longe de casa, afastados das famílias, em terras distantes, buscando uma mudança de vida para si e para os seus”. Desabafa o jovem profissional, que após passar por toda essa experiência, luta há anos pela implantação de um campus universitário nesta região. A história e a luta diária de Dr. Lucas, tem contagiado mais e mais moradores, autoridades e lideranças, que já se conscientizaram e vão engrossando as fileiras pela conquista desse ideal. “Precisamos nos unir por uma instituição universitária pública, preocupada em não apenas difundir conhecimento e preparar profissionais para o mercado de trabalho, mas que se envolva ativamente com as necessidades e expectativas da população regional, especialmente dos segmentos menos favorecidos. Isso sem falar no salto de crescimento para a região”, defendeu Dr. Lucas Iago, que inclusive disponibilizou em Paramirim, uma área 4 hectares às margens da Rodovia BA-152  para abrigar a futura universidade.

Também em Macaúbas, o ex-prefeito Amélio Costa Júnior (Amelinho), que consciente da importância, constatando que milhares de jovens, filhos de famílias humildes, estão deixando de completar sua formação, utilizando seu prestígio e  experiência como gestor, enxergando a necessidade cada dia mais urgente, há tempos vestiu a camisa e hoje luta pela vinda da universidade. Para a nossa satisfação, além das diversas manifestações de apoio e reivindicações de gestores, a Câmara Municipal de Vereadores de Macaúbas, divulgou nesta terça-feira (12), que organizará uma Audiência Pública, com o objetivo de congregar autoridades, políticos, lideranças estudantis, prefeitos e a população regional, para reivindicarem em bloco, a implantação de uma Universidade Pública na Bacia do Paramirim.

De acordo com o convite, a audiência ocorrerá na próxima sexta-feira, dia 15/09 às 09h00min no auditório do CETEP de Macaúbas. A presença de todos que desejam esse sonho, será de grande importância na participação do evento. “Todos na força da luta, pela educação dos nossos jovens e dignidade do povo de nossa região”.