Redes sociais podem influenciar voto de 65% da população, indica pesquisa.

Os candidatos nas eleições municipais deste ano estão autorizados a fazer a propaganda eleitoral a partir deste domingo (27). A data foi estipulada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No último sábado (26), se esgotou o prazo para a inscrição de candidatos para a campanha deste ano. Agora, os postulantes aos Executivos e Legislativos de cada cidade podem fazer propaganda nas ruas e na internet. Já no dia 9 de outubro, terá início a propaganda eleitoral gratuita na TV e no rádio.

Uma pesquisa de opinião aponta a influência crescente das redes sociais como fonte de informação para o eleitor, o que pode em parte explicar as escolhas dos cidadãos nas eleições de 2020. Mais da metade dos entrevistados (65%) afirmaram que pode decidir o voto levando em consideração informações vistas em alguma rede social. E a principal fonte de informação do brasileiro hoje é o aplicativo de troca de mensagens WhatsApp, que superou a plataforma Facebook. segundo o levantamento do DataSenado. Das 2,4 mil pessoas entrevistadas, 79% disseram sempre utilizar essa rede social para se informar.

Os resultados indicam que os brasileiros acreditam que os conteúdos nas redes sociais têm grande influência sobre a opinião das pessoas. Cerca de 80% dos participantes do levantamento compartilham essa percepção. Mas o percentual varia conforme a escolaridade: é de 76% entre cidadãos que têm ensino fundamental e chega a 90% entre os que têm escolaridade superior.