Famílias participaram dos festejos…que maravilha

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Foto: Cláudio Amaral
 
 
Um palco aberto, trios elétricos sem corda, cortejos culturais, criativas fantasias, o boi de Idalino, as caretas, os blocos alternativos, as baianas, muita tradição, cultura, diversão, arte, tudo isso com muita paz, marcaram o último final de semana em Caetité. 
 
O II Carnaval da Diversidade / 27ª Lavagem da Esquina do Padre, que aconteceu de 17 a 19 de janeiro, levou milhares de foliões às ruas para curtir a maior festa popular da região, que valoriza a cultura, as manifestações locais e que teve como inspiração os antigos carnavais. 
 
O sucesso confirma o êxito da fusão de festas populares de Caetité: a micareta, o carnaval e a lavagem, agora, juntos, em um novo modelo de evento, agregando mais pessoas e mais valor cultural. Uma realização da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, em parceria com a Lavagem da Esquina Produções.
 
As atrações musicais contemplaram todos os gostos, ao som dos embalos dos carnavais dos anos 70 a 90 e também com atrações da atualidade. Apresentaram-se bandas como Filhos de Jorge (banda revelação do carnaval de Salvador / 2013), Guig Ghetto, Sem Limite, Banda da Esquina, Pio e Musical Nova Onda, Jorginho Beckham, entre outras. Sem esquecer-se do Sarau da Lavagem, um palco aberto para possibilitar maior difusão cultural, onde o artista foi quem subiu no palco e se apresentou durante a festa.
 
O cortejo é o coração da festa e leva muita alegria, irreverência e diversidade pelas ruas de Caetité. O desfile, realizado no sábado (18), foi acompanhado dos foliões fantasiados, blocos independentes, grupos culturais, baianas, capoeira, caretas, bonecos e o tradicional Boi de Idalino, embalados pela fanfarra, revivendo os antigos carnavais. E, a Lavagem em si acontece na Praça da Catedral, na esquina da casa do Monsenhor Osvaldo Magalhães, que até hoje, com 98 anos, continua recebendo os foliões com seu traje de festa e ostentando sua simplicidade e doçura enquanto a festa acontece.

Também faz parte da tradição, a eleição do Rei Momo, Rainha e Princesa do Carnaval e também do melhor bloco travestido e melhor fantasia, com premiação. Na categoria Individual, as fantasias premiadas foram: a “Barbie Preta na Caixa” (1º lugar), o “Tabuleiro de Xadrez” (2º lugar) e “O Coronel e a Cangaceira” (3º lugar). Na categoria coletiva, “Os caretas”, o “Grupo do Monsenhor” e os “Mortos Vivos” foram premiados.

Para o Secretário Municipal de Cultura, Sebastião Carvalho, a festa está a cada ano melhor e mais elogiada. 
 
“Conseguimos realizar uma festa de rua, com expressiva participação popular, dando total acesso ao carnaval através dos trios sem cordas. Fomos muito elogiados pelo novo formato democrático. Três dias de muita diversão e com muita tranquilidade.
 
 Pouquíssimos registros policiais, que nem precisaram ser resolvidos na delegacia. Só temos motivos para comemorar!” Fica o sucesso e o desejo de em 2015 fazer um Carnaval da Diversidade / 27ª Lavagem da Esquina do Padre ainda melhor para os caetiteenses e visitantes.
 
Gisele Ribeiro Quintão , Caetité