Explosão de casos de Covid-19 atinge todas as cidades baianas conhecidas pelas festas juninas.

Independente da realização ou não dos festejos juninos, é fato que a maioria absoluta das cidades do interior baiano, estão voltando a registrar elevação rápida de contaminação pelo coronavírus, mesmo com muita gente já imunizada. Assim como no ano passado, quando não aconteceram os festejos em praça pública, os municípios enfrentaram uma segunda onda de contaminação nos meses de junho e julho. Agora em 2022, após a desobrigação do uso das máscaras e a liberação dos festejos no mês de junho, algumas cidades baianas já apresentaram um aumento significativo no número de casos do novo coronavírus (Covid-19). Paramirim registrou nesta segunda-feira (20), um total de 178 casos ativos, um fenômeno preocupante, apesar de existir apenas um internamento pela doença.

Localizada na Bacia do Paramirim, a cidade, que por sinal é uma das que mais avançou na vacinação dos moradores, possuindo um número reduzido de casos em 1º de junho, optou por realizar os festejos do Padroeiro, sendo que no último dia de festa, (12 de junho), já exibia em seu boletim epidemiológico 39 casos ativos. Daí em diante, se observou uma elevação rápida, saltando para 178 casos em 09 dias. Isso não implica necessariamente que os festejos juninos seja o único motivo do crescimento preocupante, afinal, todas as demais cidades da região também tiveram aumento de infectados, seguem recebendo visitantes e realizando os festejos. No entanto, em Paramirim os números voltam a preocupar ao ponto da necessidade de internamento.  De acordo com a gestão municipal, do total de diagnosticados 177 estão em tratamento, com isolamento domiciliar e 01 paciente está internado.

A situação não é diferente em municípios vizinhos, mesmo em menor proporção. Em Livramento de Nossa Senhora, por exemplo, com cerca de 46 mil habitantes, existem 60 casos ativos. Com uma população estimada em 341 mil habitantes, Vitória da Conquista, mesmo registrando elevação no número de casos, atualmente possui 149 infectados, sendo que 03 permaneciam internados até ontem (20 de junho).  O governador Rui Costa, anunciou que segue atento e discutindo sobre as decisões que deverão ser tomadas na prevenção a pandemia do novo coronavírus. Na ocasião, ele ressaltou que a doença ainda está aí, no entanto, a vacinação tem impedido o crescimento de casos mais graves da Covid-19 especialmente nesse período de São João.

“É importante que medidas sejam adotadas mesmo nos momentos de descontração e reuniões de amigos no período junino. É também fundamental seguir com as testagens e que os contaminados fiquem em isolamento. Todos devem colaborar. É uma guerra contínua e que precisa da união de todos para ser vencida. Vamos nos vacinar, tomar as doses de reforço e permanecer atentos às normas de prevenção”, disse o governador.