Com o período das secas e a propagação de queimadas pela região, grandes incêndios costumam surgir. No combate estão sendo utilizados drones e aeronaves fornecidas através do Programa Bahia Sem Fogo da Secretaria do Meio Ambiente.

Mais uma vez, o sertanejo se vê envolvido em incêndios florestais, nessa época do ano, com o tempo seco a vegetação  está propícia a provocar alarmantes queimadas. Na maioria das vezes o fogo se inicia de forma acidental, no entanto, há quem provoque os incêndios por falta de cuidados com as queimadas nos roçados para novas plantações. As notícias já dão conta de focos de queimadas em alguns municípios da região. Co, isso, seguem intensos os esforços para conter os incêndios florestais, a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e o Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), por intermédio da Operação Bahia Sem Fogo (BSF), estão  reforçando o combate.

A guarnições do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) está atuando no combate aos incêndios florestais que atingem várias regiões do estado, incluindo municípios da Chapada Diamantina, neste final de semana. Aproximadamente 200 bombeiros e cerca de 40 viaturas estão atuando no combate às queimadas no estado. Na região da Chapada Diamantina, foram atingidos pelo fogo intenso os munícios de Morro do Chapéu e Oliveira dos Brejinhos. No combate aos incêndios florestais, estão sendo utilizados Drones e oito aeronaves modelo Air Tractor, fornecidas através do Programa Bahia Sem Fogo da Secretaria do Meio Ambiente. Além da operação contra as queimadas, os bombeiros também realizam ações preventivas com a população local.

A qualquer sinal de incêndio, a população deve ligar para o 193. As denúncias de queimadas ilegais e outros crimes ambientais podem ser feitas pelo telefone 0800 071 1400.