Bastidores municipais se aquecem e novos acontecimentos vão demonstrando intenções e facetas no comportamento de políticos na corrida pelas prefeituras em outubro de 2024.

Findando-se janeiro de 2024, já estamos de fato no “ano eleitoral”, apesar de ainda em modo de espera os atos oficiais, aguardando resoluções que delimitarão vários posicionamentos de partidos e figuras políticas. Isso quando se trata de movimentos válidos dentro das normas eleitorais, pois, no que diz respeito às movimentações políticas, alianças, conversas entre caciques e lideranças, estudos e avaliações, com foco em outubro, já rolam os famosos “acordos eleitorais”, decisões polêmicas, que aguçam o interesse de cabos eleitorais, daquela parcela da sociedade que comprovadamente “gosta da coisa” vive intensamente a política partidária, adora essa época, quando tudo se aquece e os buchichos dominam as conversas nos grupos de aplicativos em tempos de fofoca pelo WhatsApp.

Analistas políticos já palpitam sobre decisões que estão vindo à tona em várias cidades da região, com alianças diversas entre nomes que almejam pleitear a cabeça de chapa ou compor grupos, no intuito de somarem forças para os embates deste ano. Em Caturama, com a decisão do grupo situacionista, que anunciou Antônio Leão, atual vice-prefeito como pré-candidato, tendo como vice na provável chapa o Secretário Lego Mendonça, a oposição deve marchar com Luciano Mendonça, nome novo na política local, que já se declara pré-candidato.

Oliveira dos Brejinhos, até o momento, só se sabe que o atual prefeito tem o direito à reeleição e se for confirmado, é o nome forte a ser batido, pois pela oposição, ainda não se ouve manifestação sobre nomes de pré-candidatos. Ibipitanga, Ibitiara, Brotas de Macaúbas e Ibotirama, os prefeitos possuem direito à reeleição e já colocaram os nomes à disposição dos seus grupos políticos.

Em Macaúbas, com o prefeito também disposto a concorrer a um novo mandato, existe uma forte corrente oposicionista, inclusive, apoiada pelo governador Jerônimo, que vai apostar todas as fichas no nome do ex-prefeito Amelinho.

Um racha no grupo político do prefeito Edmilson de Botuporã, com a saída de ex-aliados liderados por Moaci que também já foi prefeito, provocou rebuliço. Moaci, por sua vez, fechou com outro ex-prefeito Otaviano (Tavim), que concorda em concorrer como pré-candidato a vice, esquentando o cenário político local.

Tanque Novo, Dr. Ricardo não enfrenta dificuldades se decidir concorrer à reeleição. No entanto, a oposição promete se unir com Elsão e Wanderlei, dois ex-prefeitos do município. Já em Rio do Pires, a coisa está fervilhando, pré-campanha acirrada, de um lado, o atual secretário de finanças, Hiran Mendonça e do outro o empresário filho da terra José Marcos, apelidado de “O Rei do Gado”, que arrebanha lideranças da oposição para a disputa pela prefeitura. Fortes boatos de que, por lá pode existir grande debandada, inclusive de lideranças expressivas que ainda não se manifestaram publicamente.

Em Érico Cardoso, o atual prefeito já se declara pré-candidato a reeleição e deve enfrentar uma oposição ainda combatente, que deverá lançar nomes novos. As informações ainda não confirmadas, dão conta de que o atual vereador Erivelton e o conceituado advogado Dr. Jair Charles, são os mais cotados de momento para a indicação, uma vez que os ex-prefeitos Dr. João Paulo e Dr. Érico Azevedo, não se manifestaram sobre isso.

Rio de Contas o prefeito Cristiano Azevedo, parece já ter definido dois nomes para concorrer pela situação, as informações extraoficiais apontam Dona Iu e Bado, para enfrentarem um forte grupo de oposição, que indicou como pré-candidato o jovem vereador Célio Evangelista. Este, deve ter confirmado como companheiro de chapa,  pré-candidato a vice, o atual presidente da Câmara Marinaldo.

Em Livramento o prefeito Ricardinho anunciou sua vice-prefeita Joanina Sampaio como pré-candidata a prefeita, tendo como vice o ex-Controlador geral do município Jânio Soares. Pela oposição ainda não há nomes definidos, no entanto, acredita-se que Paulo Azevedo e Carlão devem dialogar pela união em torno de uma chapa que congregue lideranças para a disputa municipal.

Em Dom Basílio, o prefeito Roberval já declarou que deseja ver a continuidade dos projetos, indicando o seu atual vice, Fernando como pré-candidato a prefeito. A oposição, articula o nome de Dr. Orlando Caires.

Em Brumado,  até o momento, existem pelo menos quatro nomes de pré-candidatos: Beto Bonelli, Amarildo Bonfim, Guilherme Bonfim e Fabrício Abrantes, este último disputou as últimas eleições de 2020, ficando em segundo lugar contra o atual prefeito.

Em Paramirim, o atual prefeito Gilberto Brito (já reeleito), conseguiu realizar muitas obras e avançar em áreas importantes como infraestrutura, vai apostar no jovem advogado, atual vice-prefeito Dr. João Ricardo, homem de confiança de todo o grupo, que vem colaborando com a atual gestão e na política, arrebanhando lideranças que se mostram confiantes para a disputa pela sucessão. Pela oposição, com a recente notícia da desistência de Dr. Antônio (Tolinha), que entrega as armas, resta o nome do ex-prefeito Dr. Júlio, que foi derrotado nas duas últimas eleições. Em 2016 não conseguindo emplacar Robson Martins como sucessor e em 2020, como candidato perdeu para Gilberto Brito.