Impressionante a “confusão” formada no seio da sociedade regional, com depoimentos de gestores no lançamento da pedra fundamental de um hospital particular em Brumado.

Importante e providencial os esclarecimentos posteriores dos prefeitos de Paramirim, Gilberto Brito, de Livramento de Nossa Senhora, Ricardo Assunção Ribeiro e de Dom Basílio, Roberval de Cássia Meira, reafirmando que permanecem focados em esforços para o pedido de que um hospital público regional, seja instalado pelo governo do estado na região do Vale do Paramirim. Tudo foi necessário no momento em que a população de todos os municípios da região, questionava os elogios dos gestores ao investimento particular em um hospital privado que deve ser construído na cidade de Brumado. Ocorre que, os três prefeitos, estiveram presentes no evento de lançamento das obras do referido investimento e de fato elogiaram a chegada de mais um equipamento de saúde com capacidade para atendimentos de média e alta complexidade.

A “confusão” formada nas ruas, conversas de WhatsApp e redes sociais, se dá especialmente por distorções de opositores, que almejavam atingir a reputação dos gestores, diante das matérias publicadas, classificando as posturas dos prefeitos como desagregadoras, dentro do numeroso grupo de pessoas e municípios, que se esforçam para tornar realidade a construção de um amplo e bem equipado, hospital regional público, para atender a esmagadora maioria da população, que é carente, não possui planos de saúde e muito menos condições de pagar por tratamentos particulares. O que deu munição aos tumultuadores de plantão, foram os elogios dos prefeitos ao empreendimento, que por opção de um dos veículos de comunicação, as entrevistas foram subdivididas em postagens distintas. O que é importante registrar, é que na sequência, existem as reafirmações uníssonas dos gestores no sentido do engajamento na luta por um hospital regional como prioridade no Vale do Paramirim.

Observa-se inclusive, que na oportunidade do evento de lançamento, em suas falas à imprensa, os prefeitos de Paramirim e de Livramento, seguem travando uma disputa saudável, cada um apresentando argumentos sobre a viabilidade da instalação do hospital público em seus respectivos municípios. Para o prefeito Gilberto Brito (Beto), “a criação de um Hospital Regional Público com a disponibilidade de várias especialidades médicas será benéfica para todos e Paramirim possui todas as qualificações para recepcionar o equipamento”. Por outro lado, o prefeito de Livramento, Ricardinho enfatizou seu compromisso contínuo na busca pela criação do hospital por meio do governo estadual. O gestor destacou que já possui um terreno em uma área ideal para o empreendimento e salientou que “o município está estrategicamente situado em uma região propícia para o desenvolvimento desse projeto”.

Desqualificando qualquer envolvimento público e sequer condições de momento em parcerias com um investimento privado de saúde, o prefeito de Dom Basílio, Roberval Meira, assim resumiu a sua visão sobre o atual investimento particular e reforçou a luta pelo hospital regional público: “Quero parabenizar a todos os envolvidos e dizer que nós, de Dom Basílio, sabemos que temos aqui uma opção, afirmou. Aproveito para reforçar a nossa luta por um hospital público que atenda a região e esteja situado no Vale do Paramirim. Afinal, a grande maioria da população regional, é carente e necessita de atendimento gratuito de qualidade”. Enfatizou o gestor que conhece a realidade de cada município, por ter sido presidente do consórcio e ter vivenciado as dificuldades de todas as gestões municipais nos últimos sete anos, principalmente, no que diz respeito a área de saúde.