Movimento pela criação da Faculdade em nossa região ganha força e proposta já pode ser incluída no plano de expansão do governo Lula. Municípios de Livramento, Macaúbas e Paramirim disputam indicação para sediar o Campus.

Um movimento que teve início há alguns anos e que ganha força nesse período de programação das obras a serem inclusas no plano de expansão das Universidades Federais da Bahia. Bandeira defendida de forma incisiva por prefeitos, deputados e mais fortemente por lideranças jovens, como o advogado e empresário Dr. Lucas Iago de Paramirim, jovem que encampa a luta por uma universidade pública e um Hospital Regional, por enxergar o grande vácuo existente na oferta destes serviços especialmente no Vale do Paramirim. Dr. Lucas, tem insistido que esse é um momento crucial para que se imponha a construção destas obras que dependem de recursos dos governos estadual e federal.

“Acompanhamos com entusiasmo a importante reunião que discutiu diretamente com o Ministro da Educação, Camilo Santana, que se debruçou sobre o que há de concreto para a criação da Universidade Federal do Sudoeste da Bahia. Camilo Santana, convencido sobre a legitimidade da demanda, especialmente quando observados os números de jovens que almejam um curso superior gratuito próximo de casa, prometeu que vai avaliar a inclusão desta proposta no plano de expansão da educação superior no Brasil, a ser instalado brevemente. isso já é um bom sinal”. Afirmou o militante advogado paramirinhense.

“Esta disposição demonstrada em audiência realizada na tarde desta quarta-feira (17), com representações parlamentares e acadêmicas baianas, anima a população do sudoeste como um todo, que percebe fortes evidências de que esse sonho, finalmente pode se tornar realidade. É uma obra que representa a maior transformação na educação superior em toda uma região tão carente e que somente com recursos públicos, será possível ofertar qualificação de excelência e de forma gratuita a todos que desejarem. Quero parabenizar a comitiva da Bahia, que atualizou a reivindicação: os deputados federais Jorge Solla e Waldenor Pereira, ambos do PT, além de Lídice da Mata (PSB) e Alice Portugal (PCdoB); também nossas homenagens ao reitor e ao vice-reitor da UFBA, Paulo Miguez e Penildo Silva Filho, respectivamente, além do diretor do Campus Anísio Teixeira/UFBA /Vitória da Conquista, Márcio Oliveira, que tão bem nos representaram”. Finalizou Dr. Lucas.

A proposta da nova universidade que inclusive, foi apresentada no Governo Dilma Roussef, mas, infelizmente não teve andamento por conta do golpe e dos governos seguintes, agora volta com força total, recebendo adesões de diversas autoridades, todos esperançosos de que, com o retorno do Governo Lula, seja possível a viabilização. O pedido tem sido também apadrinhado recentemente pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa. O Deputado Waldenor Pereira, um dos integrantes da comitiva, comemorou o resultado do encontro. “Estamos esperançosos. O ministro Camilo Santana se mostrou bastante acolhedor à nossa reivindicação e assegurou que avaliará a possibilidade de incluí-la no plano de expansão da educação superior brasileira”, enfatizou o deputado.