Levantamentos devem apontar resultados nos diversos setores das gestões públicas municipais, bem como avaliar potencialidades políticas para o pleito municipal de 2024.

Como de praxe, cumprindo com o seu papel social junto à sociedade da sua área de atuação, o Grupo O Eco de Comunicação, consagrado pelo brilhante trabalho realizado há décadas na área de pesquisas de opinião, pesquisas de mercado e preferência popular, pesquisas políticas, eleitorais e também na avaliação das gestões municipais e atuação de figuras políticas que ocupem cargos no executivo e legislativo, iniciará na próxima semana, mais uma rodada de pesquisas em cada um dos municípios da região citada, no intuito de colher junto à opinião pública, como estão sendo classificadas as ações desenvolvidas nestes dois anos de mandato.

Com amostras estratificadas e proporcionais, o Instituto O Eco obtém camadas que correspondem as mesmas proporções observadas na população, contemplando com eficácia o pensamento da maioria. Serão aplicados questionários muito bem elaborados por profissionais estatísticos e técnicos da área, para que os pesquisadores consigam captar dos moradores, suas opiniões sobre questões diversas. Avaliação da gestão municipal no contexto geral, avaliação dos serviços e atendimentos ofertados, detecção das deficiências por localidade ou aspirações dos moradores no que se refere a novas obras e investimentos, além de medir a popularidade e a rejeição de nomes, tidos como lideranças locais.

Seria impossível ignorar que, após as eleições de 2022, quando cada município escolheu seus representantes na Assembleia Legislativa, na Câmara Federal e no Senado, bem como o Governador e o Presidente da República, as atenções se voltem para as expectativas sobre o pleito municipal de 2024. O resultado das eleições de 2022, são considerados por muitos, como um termômetro, que indica o favoritismo de determinado grupo político local, que pode sair fortalecido ou não para a disputa municipal. Apesar de serem eleições distintas, sem nenhuma interligação, há quem aposte nos resultados como indicadores para 2024. Diante disso, O Eco vai a campo, com indagações sobre potenciais nomes locais, simulando cenários de disputas para a eleição municipal, para auferir mesmo que de forma ainda preambular, o pensamento atual da população.

Nossas equipes estarão em campo a partir do dia 25 de novembro, com previsão de término dos trabalhos em meados de dezembro, sendo que os resultados serão divulgados logo após a conclusão das pesquisas por município, ou seja, já no dia 1º de dezembro, deveremos estar divulgando os primeiros resultados, com gráficos, relatórios, tabelas e a opinião de especialistas, bem como a impressão de gestores, lideranças políticas de cada cidade visitada pela equipe do Jornal O Eco. Nossa equipe de redação e produção de conteúdo, pretende também enriquecer o trabalho de divulgação, com vídeos explicativos, entrevistas e Podcasts, para repercutir com imparcialidade e transparência os cenários políticos e administrativos encontrados nos municípios da nossa região.