Chegando quase nas vésperas dos três séculos, Rio de Contas hoje completa seus 298 anos de Emancipação Política e Administrativa.

A velha Vila de Nossa Senhora do Livramento das Minas de Rio de Contas, com a queda do ouro, parece ter perdido a sua força para continuar no progresso, mas, mesmo assim, consegue se desenvolver. Ademais, anos e anos se passaram, e chegamos onde estamos: ela de pouco a pouco vem revigorando sua força neste século, neste tempo; é perceptível que mesmo em passos lentos, como de uma matriarca, ela vem se revigorando e tirando a poeira da própria identidade. Uma das primeiras cidades a ser planejada no Brasil, voltou a brilhar e, ao mesmo tempo, restabeleceu-se e reorganizou-se, conciliando maturidade política, planejamento econômico, capacidade de realização e mudanças urbanas que ampliaram sua dimensão pública. É certo que Rio de Contas festeja sua data ainda com vários desejos a realizar. Mas a cidade também tem muito a celebrar pelas conquistas obtidas até estes dias.

A festa e as homenagens são para todos os que, de alguma forma, contribuíram para o desenvolvimento e o progresso do município. Nesta data magna, ficam registradas as mais justas homenagens e os sinceros agradecimentos aos que deram, com o seu trabalho, a contribuição na agricultura, na indústria, no artesanato, nos serviços, no comércio, no turismo, na cultura, sustentando a base da economia do município.

As homenagens são também para os bons políticos que prestaram e aos que ainda prestam seus bons ofícios à causa pública, desinteressadamente, colocando em primeiro plano os interesses do povo e do município. Também não podemos esquecer dos negros, dos portugueses e dos imigrantes que por aqui passaram, há séculos, cujos descendentes lutam conosco até hoje, na esperança de dias melhores para todos. Enfim, recebam a nossa gratidão pelos tantos benefícios que fizeram em prol de nossa amada cidade.

E nesse sentido, hoje sobe uma prece a Deus, ator e princípio de toda a existência, para que a nossa cidade e o nosso povo acolham sempre as graças e bênçãos necessárias, para que possamos viver neste lugar alegres e altaneiros, e que as conquistas do nosso município sejam sempre crescentes, demonstrando que somos nós que fazemos o amanhã e que a perseverança é luz que ilumina o caminho para uma cidade cada vez mais justa.

Parabéns,

Rio de Contas, pelos seus 298 anos de História, de Fé e de Tradição! E que venham muitos anos, para de pé aplaudirmos e cantarmos parabéns em meio ao progresso.

Pedro Augusto – Rio de Contas, 27 de novembro de 2021.