Na percepção de 60% dos entrevistados ouvidos pela pesquisa, Wilson de Bududa tem maior chance de ser reeleito em 2024.

Sempre preocupado em manter a postura imparcial e transparente, como deve ser o papel dos veículos de comunicação social, o Jornal e Instituto de Pesquisas O Eco, que há décadas é pioneiro nesse ramo de atividade e líder absoluto na região, tendo alcançado o maior índice de credibilidade já visto na história, em consequência da precisão nos seus prognósticos realizados, divulga nesta terça-feira (26), o mais recente resultado da sondagem estatística realizada no município de Ibitiara, quando avaliou o desempenho da atual gestão municipal, bem como, potencialidades políticas para o pleito municipal de outubro do ano que vem.

A pesquisa foi realizada por iniciativa própria do Jornal O Eco, entre os dias 22, 23 e 24 de setembro de 2023, entrevistando 260 pessoas da sede e comunidades rurais, pelo sistema de amostragem. O intervalo de confiança desse levantamento estatístico é de 95% ou 0,05% de significância, erro padrão 5%. Nos gráficos, observa-se que o atual gestor, mesmo enfrentando as diversas dificuldades financeiras, decorrentes da crise e diminuição dos repasses de recursos, consegue uma aprovação de 57%, entre ótima e boa, sendo que 24% dos entrevistados classificam a administração como regular e um percentual de 11% afirmam ser ruim ou péssima, 8% dos entrevistados, não souberam ou não quiseram opinar.

O prefeito Wilson dos Santos Souza, consegue um desempenho classificado como bom, quando se avalia se o município melhorou, está na mesma ou piorou nesse período do seu mandato. Para 56% dos moradores ouvidos pela pesquisa, o município melhorou, enquanto para 21% Ibitiara está na mesma e outros 12% dizem que piorou. Exatos 11% dos entrevistados, não souberam ou não opinaram. Especialistas afirmam que, ao se analisar dados de uma pesquisa idônea, pode-se afirmar que  lideranças políticas que somam mais de 50% de aprovação têm altas chances de prolongar seu projeto político, seja se reelegendo ou indicando um sucessor.

No caso do município de Ibitiara, um outro fator chama a atenção dos analistas, que é a diferença detectada entre o atual prefeito Wilson e seus possíveis adversários no futuro pleito. Lideranças tidas como de oposição, somadas juntas, não conseguem atingir a pontuação alcançada pelo gestor nas intenções de voto, especialmente na questão estimulada, quando são apresentados nomes de possíveis pré-candidatos. Nessa questão, Wilson pontua com 54%, seguido pelo ex-prefeito Beto que alcança 15%, em terceiro aparece Ézio da Farmácia com 14% e classificado em último está o atual vice-prefeito Pedrinho com 3%. A parcela dos entrevistados que afirma não ter intenção de votar em nenhum é de 4%, os que não souberam ou preferiram não opinar são 10%.

Além de ser uma obrigação dos veículos de comunicação que também atuam com pesquisas de opinião, realizar periodicamente levantamentos estatísticos para informar a realidade ao público leitor, também para os gestores e demais lideranças políticas, se tornou uma necessidade, acompanhar ao longo de um mandato, a avaliação da gestão, afinal, a história recente mostra que os prefeitos ou candidatos que se preocuparam  em saber o que pensa o povo, apenas em época de eleição, tem sido surpreendidos com o resultado das urnas, pois, não estavam inteirados do nível de satisfação e consequentemente das intenções de voto do eleitor.

É importante ressaltar, que a avaliação de uma gestão não está baseada apenas em pontos objetivos, como metas, projetos, obras executadas e boa gestão financeira; mas também em pontos subjetivos, relacionados a opiniões, satisfação de expectativas, prioridades e experiências próprias.  Com o trabalho realizado há quase 30 anos pelo Jornal O Eco, tanto os políticos como a população, são informados periodicamente sobre o real quadro político e administrativo dos municípios da região da nossa área de atuação.