Pré-candidato da oposição, vereador Célio Evangelista (PSD) abre 12,3 pontos de vantagem contra a atual vice-prefeita e pré-candidata do atual gestor.

Um fenômeno capaz de modificar o atual quadro político eleitoral em Rio de Contas, foi detectado pelo jornal e Instituto de pesquisas O Eco, nas suas sondagens que avaliam as gestões municipais e potenciais forças que almejam chegar ao posto mais alto do executivo nos municípios de abrangência deste veículo de comunicação. Há cerca de três meses, o jornal identificou através de pesquisa, o exato momento em que o grupo oposicionista ultrapassou o grupo do prefeito, que mesmo tentando se desdobrar para fazer decolar sua vice e pré-candidata, vem perdendo musculatura e aliados de peso na política local. Em novo levantamento estatístico, realizado por iniciativa própria do Eco, entre os dias 11, 12, 13 e 14 de agosto, ouvindo  323 pessoas da sede e da área rural pelo sistema de amostragem, revelou que a tendência de mudança se amplia junto ao eleitorado de Rio de Contas, Mesmo não sendo mal avaliado em sua segunda gestão, o prefeito Dr. Cristiano não consegue alavancar o nome da sua vice, que registra altos índices de rejeição, atingindo 40,6%.

De acordo com o resultado final da pesquisa, divulgado na manhã desta quinta-feira (17), na questão estimulada, quando são apresentados os nomes dos pré-candidatos,  49,5% dos entrevistados revelaram a intenção de votar em Célio, nome que vem angariando apoios e a simpatia popular. Já a pré-candidata do prefeito, Dona Íu, alcançou 37,2%. Os que afirmam não terem intenção de votar em nenhum dos nomes são 4%, enquanto os que não souberam ou não quiseram opinar, somam 9,3%. Especialistas políticos consultados pelo jornal, indicam que, mesmo não fazendo um governo classificado como ruim ou péssimo pela maioria, o prefeito Dr. Cristiano, tomou decisões equivocadas no seu segundo mandato, sendo a mudança de lado na campanha para governo do estado, um dos principais motivos da sua decadência política atual. Além disso, segundo analistas, a assessoria próxima do prefeito, induz o gestor a erros grosseiros, fazendo-o ir contra o desejo da maioria do eleitorado local, que não votou em ACM Neto. Vale Registrar que, nessa pesquisa, quando indagados, 65% dos entrevistados disseram ser importante que o candidato a prefeito esteja aliado ao governo.

Os números frios, extraídos de mais uma pesquisa imparcial realizada pelo Jornal e Instituto de Pesquisas O Eco, indicam uma linha de crescimento do grupo oposicionista, que hoje é apoiado pelo governador Jerônimo e prefeitos da região, diretamente ligados ao governo estadual e ao presidente Lula, como restou demonstrado nos diversos eventos já realizados na região.

Quando perguntados sobre quem teria mais chances de vencer as eleições municipais de 2024 em Rio de Contas, 62,2% dos entrevistados indicam que Célio é o favorito. Esta é a atual situação política, que revela inclusive a percepção dos entrevistados nos  dados colhidos pelo levantamento estatístico do jornal O Eco. A reviravolta detectada há alguns meses, segue uma tendência crescente nas intenções e voto dos eleitores nos diversos cantos do município, que não reprovam totalmente o gestor, no entanto, em sua maioria, indicam intenção de voto contrária à sua indicação política. A pesquisa possui um intervalo de confiança de 95%, ou 0,05 de significância. Erro padrão, 5%.