O IPOP Pesquisas – Conquista Comunicação e Marketing avaliou também a atual gestão municipal e potencialidades políticas para o pleito  de 2024.

Cumprindo com a missão de informar com imparcialidade a população regional,  o Jornal O Eco, em parceria com o IPOP -Instituto de Pesquisas, empresas que  há décadas monitora gestões municipais através de pesquisas de avaliação, bem como, atua de forma incisiva e corajosa, antes, durante e depois das eleições municipais, colaborando para o fortalecimento da democracia e da liberdade de imprensa, realizou nos dias 02, 03 e 04 de dezembro de 2023 no município de Aracatu, um levantamento estatístico, ouvindo 369 moradores da sede e de comunidades rurais, pelo sistema de amostragem, com o objetivo de auferir junto à população, o índice de aprovação da atual gestão municipal, colhendo também opiniões sobre as intenções de voto em pré-candidatos a prefeito no pleito do ano que vem (2024).

O levantamento estatístico realizado por iniciativa própria, obedeceu a todos os critérios científicos, utilizando o método face a face, com a coleta de dados sendo realizada por uma equipe de entrevistadores e chefes de campo, garantindo assim a lisura e confiabilidade das informações. O IPOP – Conquista Comunicação – CNPJ.: 52.311.160/0001-55 é mais uma empresa de sucesso do renomado grupo O Eco de Comunicação, que  atua no mercado jornalístico e de pesquisas de opinião há quase três décadas, colecionando histórico invejável de acertos em seus prognósticos, especialmente no que diz respeito à pesquisas eleitorais, atuando incisivamente durante o período das campanhas, quando realiza, registra e divulga seus levantamentos, credenciado junto ao CONRE 5ª Região – Conselho Regional de Estatística sob o nº. 8635, o IPOP possui idoneidade inquestionável. O Intervalo de confiança dessa pesquisa é de 95% ou 0,05 de significância. Erro Padrão 5%.

Em Aracatu, o resultado da pesquisa indicou que 32% dos entrevistados classificam a atual gestão, como ótima e boa, 27% classificam como regular, 38% dizem que é Ruim ou péssima. Exatos 3% não quiseram ou não souberam opinar. Quando indagados se Aracatu melhorou, está na mesma ou piorou com o trabalho da atual administração, 36% afirmam que melhorou,  21% afirmam que está na mesma e 38% declaram que piorou, nessa questão, 5% não souberam ou não quiseram opinar. Ainda avaliando a gestão de Braulina, o Instituto perguntou se a prefeita está cumprindo com as promessas de campanha. Para 34% ela está cumprindo totalmente, 24% dizem que está cumprindo em partes e 37% declaram que não está cumprindo. Uma porcentagem de 5% não soube ou não quis opinar.

A pesquisa traçou ainda cenários de disputas pré-eleitorais, considerando os nomes públicos que já demonstraram desejo de concorrer à sucessão municipal do ano que vem. Nos gráficos, o leitor pode acompanhar a evolução de cada nome, bem como, os índices de rejeição e ainda uma percepção dos entrevistados sobre quem teria mais chances de vencer as eleições municipais vindouras. Essa ferramenta democrática, adotada pelo Instituto e pelo grupo de  comunicação, dá voz ao cidadão, que externa sua impressão no que se refere à atuação da administração municipal, informando com fidelidade ao público regional, como andam as coisas nos municípios de atuação, bem como a todo o público leitor das nossas plataformas digitais. Um trabalho reconhecidamente eficiente, que há 28 anos se notabiliza pela idoneidade dos seus prognósticos. Essa é uma fórmula ética e transparente de análise, ouvindo diretamente o cidadão, dentro dos mais rigorosos parâmetros, obedecendo técnicas consagradas, buscando extrair a verdade sobre atos e condutas de agentes públicos, eleitos para gerir os recursos e promover o bem comum. Vale ressaltar, que as pesquisas de intenção de voto, ou mesmo de avaliação de uma gestão, não são profecias, apenas relatórios técnicos das opiniões e tendências do entrevistado no momento. Essas tendências, logicamente, podem mudar de acordo com o desenrolar de uma campanha, ou o desempenho de um administrador.