Cerimonial acontece na tarde desta quarta-feira (01), na Assembleia Legislativa. Bancada da situação deve contar com 43 parlamentares. Presidente Adolfo Meneses deve ser reeleito.

Os deputados estaduais serão empossados hoje com a presença do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT). A solenidade vai acontecer no Plenário da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), situada no Centro Administrativo, em Salvador.

Os 63 deputados estaduais eleitos em outubro serão empossados às 14h30 numa sessão preparatória da 20ª Legislatura. Todos os diplomas emitidos pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) foram publicados no Diário Oficial e a posse será concluída nesta sessão, que tem um ritual simples, presidida pelo deputado estadual e chefe da Casa, Adolfo Menezes (PSD), que deve concorrer à reeleição com apoio da maioria esmagadora. Governador Jerônimo já confirmou presença.

O secretário dos trabalhos fará a chamada dos deputados em ordem alfabética. O presidente Adolfo Menezes prestará o juramento na íntegra. Concluído o juramento, o presidente do Legislativo declara a todos empossados e convoca uma segunda sessão preparatória para a eleição da Mesa Diretora para o biênio 2023/2025.  A bancada de situação, que apoia o Governador, contará com 43 parlamentares, outros 19 nomes são oposição e 01 (Hilton Coelho) se declara independente.

A votação é secreta em cédulas de papel, que serão confeccionadas tão logo as candidaturas para os nove cargos sejam formalizadas. A votação é feita por chamada nominal e cada deputado encontrará, na cabine, cédulas rubricadas pelos integrantes da mesa dos trabalhos com os nomes dos candidatos, sendo as preferências assinaladas pelos votantes. 

Encerrado o processo, uma comissão suprapartidária fará a contagem dos votos e o resultado será proclamado pelo presidente dos trabalhos, que cede o lugar na mesa para o presidente eleito que fará seu discurso de posse. Antes de encerrar os trabalhos, ele convocará uma sessão solene para a reabertura dos trabalhos legislativos, que ocorrerá no dia 3 de fevereiro, às 9h, quando o governador Jerônimo Rodrigues (PT) lerá a sua primeira mensagem do Executivo ao Parlamento.